Todas as escolas da Rede Municipal atingem Índice de Excelência em educação

Por - em 471

A educação está em festa em João Pessoa. Das 92 escolas do ensino fundamental I e II, 30 instituições obtiveram a nota máxima do programa Nota 10, que é 100%, enquanto as demais unidades atingiram índice maior que 50%. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (14), pelo secretário de Educação e Cultura (Sedec), Luiz Sousa Junior, em solenidade no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

De acordo com o secretário, houve um avanço significativo em relação à edição passada, que teve apenas uma escola com 100% de êxito no processo. Outro detalhe que ele destacou: nenhuma unidade atingiu menos de 50% do Índice de Excelência em Educação. “Isso mostra o empenho e o compromisso de todos que fazem a rede municipal de ensino”, disse.

Para a coordenadora do programa, Simone Leite, o papel principal do Nota 10 foi cumprido. “Não se trata de um ranking, mas de um estímulo para os servidores, que reflete sobre em uma educação melhor em João Pessoa”, afirmou.

Próxima edição – Durante a solenidade, o secretário da Sedec agradeceu a participação das escolas e as parabenizou, afirmando que o processo de avaliação foi finalizado com êxitoe que deve ser inovado na próxima edição.

Para ele, o atual modelo cumpriu seu papel – portanto, a ideia é ter um novo formato, aprimorando ainda mais o programa e pensando no melhor para o aluno. “Não é só a questão de receber um 14ª salário, mas de melhorar cada vez o ensino dentro e fora da sala de aula”, finalizou Souza.

Comemoração – Após a divulgação dos números, os diretores das escolas foram convidados a pegar o envelope contendo a nota da sua instituição. Momento de euforia e emoção para os gestores, que comemoraram muito ao ver o resultado alcançado.

“Receber a nota 10 é mais do que gratificante. É o resultado de um esforço conjunto, de uma equipe aguerrida, superando as dificuldades e exaltando as qualidades da instituição. Em 2009, tiramos 6; em 2010, 7.5; em 2011, 9; e agora veio o tão buscado 10. Reflexo de muito trabalho com a comunidade escolar e de muita força de vontade”, falou, emocionado, o diretor Gilberto Cruz, da Escola Municipal Tempo Integral João Santa Cruz, no bairro dos Novais.

A Escola Municipal João Medeiros, também no Novais, obteve, pelo segundo ano, a nota máxima do prêmio. Para a diretora Fátima Aparecida, isso não seria possivel sem os estudantes, professores e servidores da instituição. “Ninguém consegue nada sozinho. Vamos continuar com o nosso trabalho, para conseguirmos o tricampeonato”, afirmou a gestora.

Creis – O resultado dos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) e das escolas de Educação Infantil será divulgado na próxima quarta (19), às 9h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

Avaliação – A avaliação do prêmio foi aplicada no mês de novembro para um público de 15.618 alunos das 92 escolas da rede municipal de Fundamental I (3º, 4º e 5º ano) e Fundamental II (7º, 8 º e 9º ano).

O resultado das provas de português, matemática, inglês, ciências, geografia e história equivale a 50% da avaliação total do Escola Nota 10. Nos outros 50%, foram avaliados quesitos como gestão escolar; conservação do patrimônio e despesas de custeio; atividades interdisciplinares do Projeto Político-Pedagógico (PPP); avaliação da informática educacional; alimentação escolar; e frequência na formação continuada.

Escola Nota 10 – O programa é resultado de um decreto de Lei Municipal no qual foi instituído e normatizado o Índice de Excelência em Educação. Este é formado a partir dos indicadores de avaliação da aprendizagem e da gestão escolar nas escolas municipais.

Resultado da avaliação das 92 escolas dos ensinos fundamental I e II:

30 atingiram 100% do Índice de Excelência em Educação;

19 atingiram 90% do Índice de Excelência em Educação;

22 atingiram 80% do Índice de Excelência em Educação;

12 atingiram 70% do Índice de Excelência em Educação;

7 atingiram 60% do Índice de Excelência em Educação;

2 atingiram 50% do Índice de Excelência em Educação.