Trabalhadores e usuários dos Caps fazem movimentação em alusão à luta antimanicomial

Por - em 698

Thibério Rodrigues foto.Ivomar Gomes Pereira (16)

Trabalhadores e usuários dos serviços de saúde mental da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) participaram de uma movimentação em alusão à luta antimanicomial. O objetivo da ação é fortalecer a sustentabilidade da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) no Sistema Único de Saúde (SUS) e mostrar à sociedade a importância de um tratamento humanizado para as pessoas com transtorno mental ou abusivo do álcool e outras drogas.

A ação aconteceu nesta segunda-feira (14), ao mesmo tempo, nos quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do município. Durante o movimento, os funcionários e usuários fizeram uma corrente em frente aos serviços com a simbologia da luta antimanicomial.

“Com essa ação estamos apoiando o modelo atual da Rede de Atenção Psicossocial no SUS, onde os usuários têm o direito de receber o tratamento em liberdade e humanizado de acordo com a Lei 10.216”, afirmou Janaína D’Emery, coordenadora da área técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A Lei 10.2016/2001 diz respeito à reforma psiquiátrica e dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, direcionando o modelo assistencial em saúde mental.