Trabalho preventivo do ‘João Pessoa em Ação’ é realizado em quatro pontos da cidade

Por - em 650

Luiz Carlos Lima

As ações do programa ‘João Pessoa em Ação – Gestão de Riscos e Administração de Desastres’, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), chegam, nesta segunda-feira (6), a quatro localidades da Capital: bairros do São José e Cuiá e as comunidades Padre Hildo Bandeira (Beira-Rio) e São Rafael (Pedro II).

As ações do programa envolvem desassoreamento de rios, desobstrução de galerias pluviais, capinação, roçagem, remoção de entulhos, dentre outras. Durante esta semana, a gerência do programa fará uma reunião para definir o planejamento de ações do bairro do Mandacaru, que se iniciará na próxima semana, a partir da segunda-feira (13).

A cada semana um ou mais pontos da cidade recebem as ações que envolvem diversas secretarias da administração municipal e são organizadas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Compedec). As ações fazem parte de um trabalho preventivo para minimizar os efeitos das chuvas em pontos considerados de riscos e vulneráveis a alagamentos. Elas foram iniciadas no mês de março e seguem até setembro.

Para o coordenador da Compedec-JP, Noé Estrela, a Prefeitura tem desenvolvido um trabalho de prevenção que tem mostrado resultado. As áreas de risco foram reduzidas de 35 para 27, depois das ações do programa, beneficiando mais 1,6 mil famílias em toda a cidade. “O prefeito Luciano Cartaxo indicou que a gente não deve esperar só para trabalhar com as chuvas. O forte do nosso trabalho é a prevenção. Assim, temos conseguido resultados bastante expressivos como a diminuição do número de áreas de risco”, destacou.

Ações – O trabalho do ‘João Pessoa em Ação’ é responsável por 11 ações, que integram diversas secretarias da PMJP. O objetivo é promover intervenções que minimizem o impacto de desastres naturais naquelas comunidades. Há quatro anos o programa promove, de acordo com um calendário pré-estabelecido com as secretarias participantes, ações como desassoreamento de rios, capinação, roçagem, remoção de entulhos, demolição de residências, poda de árvores, limpeza de canaletas, loneamento de barreiras, desobstrução de galerias pluviais, recuperação de bocas de lobo, além de assistência social, entre outras.

Parceiros – Além da Defesa Civil, o ‘João Pessoa em Ação’ conta com a participação das secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), com a realização de revisão e substituição de placas de sinalização vertical; levantamento in loco para a elaboração de projetos de melhoria de fluxo; ações educativas com a equipe de Educação no Trânsito, etc.