Trabalho preventivo realizado na Capital minimiza impactos de chuvas

Por Dayana Nóbrega - em 640

O trabalho preventivo realizado pela Prefeitura, por meio do programa João Pessoa em Ação, minimizou os impactos das fortes chuvas registradas na Capital nesta segunda-feira (27). O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta para risco de chuvas de nível alto para a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

Devido às chuvas, nesta manhã de segunda-feira (27), foram registradas duas ocorrências na Capital: deslizamento de barreira e alagamentos. A barreira do Clube Cabo Branco cedeu, acumulando material na Avenida Epitácio Pessoa. A Prefeitura tomou todas as providencias necessárias para liberar a área. A equipe da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) isolou o local para que os agentes da Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur) realizassem a limpeza.

Os pontos de alagamentos na cidade, em decorrência das chuvas, foram nos bairros de Cabo Branco e José Américo. A equipe da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), foi acionada para comparecer ao local.

O ponto maior de chuva registrado na cidade de João Pessoa, foi no bairro do Altiplano, com 93 mm, seguido de 85.4 mm no bairro de Tambauzinho, 47.8mm no bairro de Manaíra, 34.2 mm no bairro do Cristo, 35 mm no Centro da cidade, 28 mm no Cuía e18 mm no Grotão. “Esses foram os pontos que nós registramos de chuva em João Pessoa, durante 12 horas”, ressaltou o coordenador da Defesa Civil, Nóe Estrela .

Prevenção – Em um trabalho de prevenção, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), vem fazendo ações a longo prazo na cidade, a exemplo de limpeza de rios e de galerias. Nesta segunda (27), a equipe do João Pessoa em Ação está fazendo o trabalho de limpeza no rio Jaguaribe em dois trechos, no bairro Guaíba, e entre a Avenida Epitácio Pessoa e Rui Carneiro. Os agentes também estão com seus equipamentos no Rio Cuía. A ação é feita com o objetivo de evitar o acúmulo de materiais, lixos e vegetação, para que não ocorra acúmulo de água e invasão às comunidades.

Trânsito – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) também fica alerta em caso de chuva intensa. Caso algum condutor precise acionar os agentes para semáforos apagados ou ruas intransitáveis por alagamentos, é só ligar para o Centro Operacional de Trânsito e Transportes (COTT). Os telefones são 3218-9420 ou 98760-2134 (whatsapp).

João Pessoa em Ação – O programa tem como finalidade realizar serviços na rede de drenagem, poda em árvores de grande porte, além da limpeza nas vias, para evitar acúmulo de lixo e areia na linha d’água, de modo que comprometa as galerias pluviais. Ao longo desses anos, o programa João Pessoa em Ação conseguiu, inclusive, tirar do mapa de risco pontos considerados críticos da cidade, com históricos de alagamentos e deslizamentos.

Também fazem parte do programa as Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que desenvolvem ações integradas, diariamente, em vários pontos da cidade para coibir os efeitos das chuvas e evitar transtornos para a população.

 Serviços – As ações executadas pelas Secretarias da PMJP podem ser solicitadas pela população através dos seguintes contatos:

Disk Defesa Civil: 0800-285-9020

Seinfra: 0800-031-1530 ou seinfra@joaopessoa.pb.gov.br

Sedurb: 3218-9151 ou ascomsedurb@gmail.com

Emlur: 0800-083-2425 / 3214-7628 / 3214-7644 (Alô Limpinho) / 3255-8444 (Alô Limpeza).