Unidades de Saúde da Família oferecem atendimento para pessoas com crises alérgicas

Por - em 556

Max Oliveira

Começa oficialmente, nesta sexta-feira (23), a primavera brasileira – estação que marca o florescimento de várias espécies de plantas. Para muitos, o período onde a natureza fica mais bela. No entanto, há quem sofra justamente com esse processo de mudança da temperatura ambiente. Nesse período, são muito comuns alergias, principalmente entre os que sofrem de rinite alérgica.

A explicação vem da explosão de pólen, fenômeno típico da estação, que se torna o gatilho para o início das reações alérgicas. O médico especialista em Saúde da Família, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Esonilson Siqueira Alves, lembra que as pessoas que sofrem com crises alérgicas devem procurar inicialmente uma Unidade de Saúde do bairro. Dependendo de cada caso, é que poderão ser encaminhadas para um alergologista.

“O clínico faz a avaliação do paciente e sendo necessário é que pode encaminhá-lo para um especialista em alergia, dependendo da complexidade de cada caso. Muita gente costuma fazer o caminho oposto. Mas é importante que saibam que as unidades de saúde fazem o acompanhamento”, explica o clínico.

O médico ressaltou ainda quais tipos de cuidados as pessoas devem tomar para prevenir crises alérgicas. “O controle do ambiente é fundamental. A pessoa deve evitar que se acumule poeira em cortinas, lençóis, tapetes, além de excesso de umidade para não juntar fungos. A alimentação também é importante. Evitar, por exemplo, bebidas com compostos químicos como corantes”, alertou Esonilson Alves.

Serviço – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece ao cidadão uma rede integrada de serviços de atenção básica, por meio das 181 Unidades de Saúde da Família (USF). Em cada unidade são realizadas consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, oferecendo também o exame citológico, marcação de outros exames e consultas especializadas, além de ações educativas para os usuários.

A PMJP também disponibiliza, para casos de urgência e emergência, duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que funcionam nos bairros de Manaíra e Valentina Figueiredo. As equipes trabalham 24h por dia, sete dias por semana.