UPA Cruz das Armas realiza mais de 270 mil atendimentos em três anos de funcionamento

Por Rebeka Paiva - em 1057

D R T . R J .15855.Ivomar Gomes Pereira.

Neste sábado (28), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Augusto Almeida Filho, localizada no bairro de Cruz das Armas, completa três anos de funcionamento e, desde sua inauguração em 2016 até o dia 10 de dezembro deste ano, foram realizados 275.470 atendimentos, tanto em clínica médica geral, quanto em pediatria.

A UPA Cruz das Armas beneficia cerca de 200 mil pessoas que moram na zona Oeste da Capital e atende, em média, 200 pessoas por dia em urgências clínica e pediátrica 24h, realizando também exames laboratoriais e radiológicos.

Para prestar essa assistência, atua na unidade uma equipe multiprofissional formada por médicos clínicos gerais e pediatras, enfermeiros, bioquímicos, farmacêuticos, assistentes sociais, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia, maqueiros, recepcionistas, auxiliares administrativos e de serviços gerais.

“São 324 funcionários trabalhando na unidade para prestar uma melhor assistência a quem busca por um serviço de urgência na nossa unidade. Desse total de funcionários, 80% são profissionais efetivos oriundos do concurso público realizado”, destaca a diretora-geral da UPA, Roberta Barros.

Na UPA, o atendimento se baseia na Classificação de Risco do Programa Nacional de Humanização do Ministério da Saúde e o tempo de atendimento depende de cada caso clínico, descrito pelo paciente durante a classificação de risco. “A classificação de risco é um processo dinâmico, no qual identificamos os pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento”, explica Roberta Barros.

Estrutura – Com uma área de 2,5 mil metros quadrados, a UPA Augusto Almeida Filho conta com 14 leitos, sendo três de sala vermelha (para pacientes em estado grave), seis de sala amarela (cuidados intermediários), três de pediatria e dois de isolamento.

A estrutura ainda é composta por seis consultórios, sendo quatro para médicos clínicos e dois pediátricos; salas para classificação de risco, raio-x, medicação e inalação; laboratório de análises clínicas, farmácia, central de material e esterilização, almoxarifado e uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

 Rede de UPAs – A Rede Municipal de Saúde possui uma assistência pré-hospitalar 24 horas à população em casos de urgência e emergência, composta por quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) espalhadas pela Capital.

As UPAs Célio Pires de Sá (no bairro Valentina Figueiredo), Oceania (em Manaíra), Augusto Almeida Filho (em Cruz das Armas) e UPA-E Dr. Lindbergh Farias (nos Bancários) funcionam como serviço pré-hospitalar junto ao Samu, realizando atendimentos de média complexidade e desafogando os hospitais que atendem casos de urgência e emergência.

Atualmente, João Pessoa possui 100% de cobertura de urgência e emergência com as Unidades de Pronto Atendimento localizadas em pontos estratégicos da cidade e capacidade para atendimento de 200 mil pessoas, por unidade. Nas UPAs, são atendidos usuários de todos os bairros da Capital, além de pacientes vindos de todas as partes do Estado, principalmente de municípios da região metropolitana.