UPA de Cruz das Armas terá capacidade para atender mais de 250 pessoas por dia

Por - em 528

Mônica Melo

 

As obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz das Armas estão a todo o vapor. Ocupando uma área de 2.563,25m², a unidade, que está mais de 95% concluída, terá capacidade de atender mais de 250 pessoas por dia. O local contará com 14 leitos, sendo três leitos de sala vermelha, seis leitos de observação sala amarela, três leitos de observação pediátrica e dois leitos de isolamento.

Visita_UpaCruzdasarmas_foto_julianasantos 073

A coordenadora de Gestão Hospitalar do município, Maria Dorinha Soares, explica que 300 funcionários se revezarão na UPA 24 horas por dia. Cada turno contará com quatro clínicos e dois pediatras realizando o pronto atendimento. “O paciente chega até nós, é estabilizado e se necessário, regulado para outro hospital. O tempo de permanecia dos pacientes na unidade é de 24 horas”.

O local conta ainda com salas de raio X, engessamento, sala de suturas, aplicação de medicamentos, coleta de material para análises laboratoriais, postos de enfermagem, refeitório, estacionamento, tanto para funcionários quanto para o publico em atendimento, e unidade do Samu.

Na manhã desta terça-feira (5), o prefeito Luciano Cartaxo e o secretário da Saúde, Adalberto Fulgêncio, estiveram no local para averiguar o andamento da obra.

Visita_UpaCruzdasarmas_foto_julianasantos 049

A UPA de Cruz das Armas é de porte II, ou seja, de acordo com especificações do Ministério do Planejamento, ela deve atender uma população na área de abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes.

Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o usuário chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação.