UPA do Valentina já atendeu mais de 65 mil pessoas em menos de um ano de funcionamento

Por - em 3007

Ascom SMS

 

d r t . r j . 15855.

d r t . r j . 15855.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Célio Pires de Sá, localizada no bairro Valentina Figueiredo, já atendeu mais de 65 mil pessoas desde sua inauguração em agosto do ano passado. O serviço atua como porta de entrada espontânea de urgência e emergência e tem como objetivo complementar a assistência dos serviços de saúde de média complexidade.

É uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares. Em conjunto com esses outros serviços, compõe uma rede organizada de atenção às urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu -192), que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

José Medeiros, supervisor administrativo da UPA Célio Pires de Sá, explicou que é importante a população saber que tipo de atendimento é realizado numa Unidade de Pronto Atendimento. “Muitas pessoas chegam aqui à procura de serviços que são desenvolvidos nas unidades de Saúde da Família, como é o caso de atendimento ambulatorial. A UPA atende casos de urgência e emergência de média complexidade”, afirmou.

Além da unidade no Valentina Figueiredo, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) também disponibiliza para a população a UPA Oceania, localizada no Retão de Manaíra. Atualmente, está em construção uma UPA no bairro de Cruz das Armas, com mais de 50% da obra já construída.

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Atendimento – Na UPA, são atendidos casos como febre, dores de cabeça, dores abdominais, dor lombar, dor torácica, desconforto respiratório, sangramentos, intoxicações, desmaios, diarreias, taquicardias, afogamentos, alergias cutâneas, convulsões, descompensação diabética, entre outros.

A aposentada Severina Monteiro foi uma das pacientes atendidas pelo serviço ao se sentir mal. “Estávamos em casa quando minha mãe ficou nervosa, a pressão dela subiu e a trouxemos imediatamente pra UPA. Como ela sofre de hipertensão e estava cansada, recebeu uma nebulização e medicação para a pressão”, contou Rosilene Monteiro, filha da paciente.

“O atendimento foi muito rápido e teve todo o acompanhamento necessário não só da equipe médica, mas de todos os profissionais com os quais tivemos contato”, comentou Rosilene.

Quem também procurou a unidade em busca de atendimento para a filha foi a dona de casa Fabiana Régis, que mora no próprio bairro do que mora no prde em busca de atendimento para a filha foi a dona de casa Valentina Figueiredo. A paciente foi Darfini Victória, de apenas cinco anos. “A minha filha fez uma cirurgia na cabeça há alguns meses e começou a reclamar de muitas dores. Então, eu a trouxe na UPA e foi logo recebida pelo médico”, afirmou.

Classificação de risco – Para ser atendido no serviço é importante a apresentação do cartão do SUS e um documento de identificação do paciente. Ao chegar à unidade, o usuário é atendido na recepção e em seguida encaminhado para o setor de classificação de risco. Nesta área, enfermeiros e técnicos em enfermagem realizam uma pré-consulta, levando em consideração os sintomas descritos pelo paciente. Daí, o tipo de atendimento é identificado por meio de quatro cores.

A área vermelha corresponde aos atendimentos de emergência, a exemplo de pacientes com parada cardiorrespiratória, infarto agudo do miocárdio, convulsões ou outros casos em que precisa ser estabilizado imediatamente. Na amarela, ficam os pacientes que estão em observação e investigação do quadro clínico. Para a área verde são encaminhados casos de urgência como diabetes descompensada, desidratação ou dores de moderada a intensa. Já os usuários classificados como azul, por não se tratar de urgência e emergência, são encaminhados para as Unidades de Saúde da Família (USF).

Estrutura – A UPA Célio Pires de Sá possui 2,2 mil metros quadrados de área e conta com seis consultórios, duas UTI’s, sala de medicação, serviço de raios-X, laboratório de coletas, farmácia e uma base para o Samu. A unidade ainda possui 14 leitos pediátricos e adultos, sendo nove para observação, três para emergência e dois para isolamento.

Os usuários da UPA contam com uma equipe de 300 servidores, incluindo médicos (clínicos gerais e pediatras), enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, bioquímicos e técnicos de diversas especialidades.

Já a UPA Oceania possui 15 leitos, sendo oito para observação, três para emergência, três pediátricos e um de isolamento. Os principais atendimentos de adultos são: hipertensão, distúrbios metabólicos, febres, dor torácica, síndromes coronarianas agudas, insuficiência cardíaca descompensada e quadros virais. Já os pediátricos são: asma, pneumonia, gastroenterites, amigdalite infecciosa e quadros virais.

 Casos atendidos na UPA Valentina:

  • Febre (maior que 37,5°)
  • Hipotermias
  • Pico hipertenso
  • Hipotensão
  • Dores de cabeça
  • Dores abdominais
  • Dor testicular
  • Desconforto respiratório
  • Dor lombar
  • Sangramentos
  • Disúria (dificuldade ou desconforto ao urinar)
  • Confusão Mental
  • Acidentes por quaisquer animais
  • Desidratações
  • Intoxicações de qualquer natureza
  • Desmaios
  • Vômitos
  • Diarreias
  • Cianoses
  • Resfriado (a partir de três dias)
  • Agressões sexuais
  • Palpitações cardíacas
  • Taquicardias
  • Bradicardias
  • Alergias cutâneas disseminadas agudas
  • Convulsões recentes
  • Precordialgia (dor no coração)
  • Dor torácica
  • Alteração na fala
  • Diabetes (hipoglicemia e hiperglicemia)
  • Afogamentos