UPA atende cerca de 200 usuários por dia em urgência e emergência

Por - em 3800

Inaugurada há cerca de dez meses pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), com a finalidade de diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais da Capital, a Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA Oceania), localizada no bairro de Manaíra, realiza uma média de cinco mil atendimentos ao mês. Diariamente, a unidade atende aproximadamente 200 pessoas.

Na UPA, que tem característica de urgência e emergência, a maioria dos casos atendidos é de pacientes hipertensos, diabéticos, cardiopatas, com dores abdominais e viroses. A maior parte dos acolhimentos é feita a pacientes de João Pessoa, mas há também encaminhamentos de cidades vizinhas, como Mamanguape, Sapé, Guarabira, Alhandra, Rio Tinto e Cabedelo.

Procedimento – A UPA presta o primeiro atendimento aos usuários, que ficam em observação e, caso necessitem de internação, são encaminhados para os hospitais da rede municipal de saúde.

De acordo com a enfermeira Anne Helga, diretora da UPA Oceania, os serviços da unidade têm sido reconhecidos e valorizados pela comunidade, principalmente devido à agilidade e à atenção nos atendimentos. “Temos uma equipe multiprofissional muito competente, que desempenha um serviço humanizado e muito ágil. Essas características fazem toda a diferença para que se preste um serviço eficiente”, ressaltou.

Atualmente, a unidade conta com 192 profissionais de diversas áreas, tais como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagens, técnicos de raios-X, técnicos de laboratórios, técnicos de manutenção, farmacêuticos, auxiliares de farmácia, serviço social, biomédico e bioquímico, entre outros.

A UPA é estruturada com 13 leitos, divididos por cores e distribuídos pela prioridade dos atendimentos, de acordo com a classificação de risco.

UPA – O serviço está articulado com a Estratégia da Família, Atenção Básica, Samu e Unidades Hospitalares, seguindo fluxos de referência e contrarreferência, por meio das Centrais de Regulação Médica de Urgências.

O procedimento de acolhimento é realizado em sala própria, por enfermeiros, tendo como base a classificação de risco do Programa Nacional de Humanização do Ministério da Saúde (MS). O serviço funciona ainda com dois médicos clínicos e dois pediatras.

Atendimentos – Dados do relatório de movimentação ambulatorial da UPA Oceania mostram que, de dezembro de 2011 a setembro de 2012, foram registrados mais de 35 mil atendimentos na unidade, sendo 27.178 para a especialidade de clínico geral e 8.114 para pediatria.

Com base no mesmo relatório, as maiores demandas registradas são dos bairros José Américo, Bessa, Manaíra, Mandacaru, Mangabeira, Cruz das Armas, Cristo Redentor, Ipês, São José, Rangel, Valentina Figueiredo, Treze de Maio, Roger, Castelo Branco, Tambaú e Aeroclube.

Beneficiados – Depois de passar dois dias com febre e sentindo fortes dores no corpo, o estudante de publicidade Jonathan Veras Pereira, que mora no bairro de Jaguaribe, procurou a UPA Oceania para ser avaliado e medicado. “Fui rapidamente atendido e medicado. Gostei muito do cuidado dos profissionais e da estrutura do ambiente. É de cuidados humanizados como este que a população necessita”, afirmou.

A educadora Selma Câmara Villar, que mora em São Paulo e está de férias em João Pessoa, acompanhou a mãe que mora no Castelo Branco até a UPA. Ela disse que ficou surpresa com a estrutura e com o pronto atendimento oferecido aos pacientes. “Em São Paulo não é comum vermos um serviço de saúde público com a qualidade que vi aqui. Minha mãe foi rapidamente atendida, avaliada e está sob observação médica. Fico muito tranquila em saber que posso contar com bons profissionais numa estrutura qualificada,” disse a turista.