UPA Oceania realiza 239,4 mil atendimentos em quatro anos de funcionamento

Por - em 1167

Thibério Rodrigues

D R T .R J .15855.

D R T .R J .15855.

A Unidade de Pronto Atendimento Oceania (UPA 24h), da Rede Municipal de Saúde, está completando quatro anos de funcionamento e assistência à população de João Pessoa. Neste período, o serviço já realizou 239,4 mil atendimentos de urgência e emergência, sendo uma média de 4,9 mil atendimentos ao mês.

O serviço foi implantado em dezembro de 2011 com a finalidade de complementar a assistência dos serviços de saúde de média complexidade. Localizada na Avenida Flávio Ribeiro Coutinho, no bairro de Manaíra, a unidade funciona como porta de entrada espontânea de urgência e emergência.

A diretora geral da Unidade, Thatiany Monteiro, destaca a importância da assistência de pronto atendimento. “O serviço é fundamental para o fluxo de atendimento de urgência e emergência para a população da Capital. Porém, também é importante que as pessoas saibam que tipo de atendimento é realizado numa UPA, porque muitas vezes chegam ao serviço pessoas com quadros que devem ser atendidos nas Unidades de Saúde da Família”, afirmou.

Os principais atendimentos realizados na UPA para adultos são: hipertensão, distúrbios metabólicos, febres, dor torácica, síndromes coronianas agudas, insuficiência cardíaca descompensada e quadros virais. Já os principais atendimentos pediátricos são: asma, pneumonia, gastroenterites, amigdalite infecciosa e quadros virais.

O atendimento da UPA está articulado com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), unidades hospitalares e as Unidades de Saúde da Família (USF), seguindo os fluxos de referência por meio da Central de Regulação. O acolhimento na unidade é realizado por enfermeiros e se baseia na classificação de risco do Programa Nacional de Humanização do Ministério da Saúde.

Acolhimento –  A UPA funciona com uma equipe multidisciplinar formada por médicos clínicos e pediatras, numa estrutura composta de 15 leitos, sendo oito leitos de sala amarela (pacientes em observação), três de sala vermelha (emergência), três pediátricos e um leito de isolamento.

D R T . R J . 15855.

D R T . R J . 15855.

O sistema de acolhimento é realizado por enfermeiros e se baseia na classificação de risco do Programa Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. O tipo de atendimento é dividido por cores que se referem à prioridade de cada caso, de acordo com a classificação de risco. Os usuários com casos que não se tratam de urgência e emergência são encaminhados para as Unidades de Saúde da Família (USF).

UPA Valentina – Em João Pessoa, além da UPA Oceania, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza também para a população A UPA Célio Pires de Sá, localizada no bairro Valentina Figueiredo. A Unidade foi inaugurada em agosto no ano passado e já realizou mais de 90 mil atendimentos.