UPA Oceania realiza 30 mil atendimentos em seis meses de funcionamento
De janeiro até o início de julho deste ano, a Unidade de Pronto Atendimento Oceania (UPA 24h) realizou 31.275 atendimentos, com uma média de 5,2 mil atendimentos ao mês. O aumento, em relação ao mesmo período de 2012, foi de 39,6% – no ano passado, foram 22.404 atendimentos, ou 8.871 a menos que neste ano.
Situada na Avenida Flávio Ribeiro Coutinho, em Manaíra, a UPA Oceania é uma unidade de pronto atendimento que funciona como porta de entrada espontânea de urgência e emergência de natureza diversa. O serviço foi implantado no final de 2011, com o objetivo de complementar a assistência dos serviços de saúde de média complexidade.
A unidade está articulada com a Estratégia da Família, Atenção Básica, Samu, Unidades Hospitalares, seguindo fluxos coerentes e efetivos de referência e contrarreferência por meio das Centrais de Regulação Médica de Urgência. O sistema de acolhimento é realizado por enfermeiros e se baseia na classificação de risco do Programa Nacional de Humanização do Ministério da Saúde.
Cores – A UPA funciona com uma equipe multidisciplinar formada por médicos clínicos e pediatras, numa estrutura composta de 13 leitos e dividida por cores (que se referem à prioridade dos atendimentos, de acordo com a classificação de risco).
É uma estrutura de complexidade intermediária, entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares. Em conjunto com esses outros serviços, compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.
A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência (Samu), que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.