UPAs atenderam mais de 283,6 mil pessoas na Capital em 2017

Por - em 1050

Para garantir uma assistência imediata e adequada, a Capital paraibana conta com três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e, ainda nesse primeiro semestre, mais um serviço será entregue à população no bairro dos Bancários. Somente em 2017, foram mais de 283.629 mil usuários atendidos nas três unidades, incluindo moradores da Capital e ainda da região Metropolitana.

Inaugurada há um ano, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Augusto Almeida Filho, em Cruz das Armas, já atendeu cerca de 88 mil usuários. A UPA Célio Pires de Sá, que fica no bairro Valentina de Figueiredo, de janeiro a dezembro de 2017 garantiu a assistência a 102.629 usuários. Já a UPA Oceania, em Manaíra, atendeu quase 93 mil pacientes nesse mesmo período.

Abertas 24h, as unidades servem como um intermediário entre as unidades básicas de saúde e os hospitais e, desafogam as portas de urgências da rede hospitalar. Em João Pessoa, todas as unidades estão qualificas e habilitadas pelo Ministério da Saúde (MS).

“Esses serviços já se tornaram essências aos usuários que, em João Pessoa contam com unidades de excelência e referência em boa assistência, atraindo usuários da região metropolitana e até de outros municípios”, destacou a gerente hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde, Dorinha Macedo. “Nossas UPAs são equipadas para socorrer pessoas com problemas de pressão, febre alta, cortes, infartos e outras ocorrências de média complexidade, evitando que esses pacientes sejam encaminhados aos prontos-socorros dos hospitais”, completou.

Atualmente, João Pessoa conta com três Unidades de Pronto Atendimento habilitadas e qualificada pelo Ministério da Saúde, que reconhece a boa prestação de serviço na capital e nessa última semana, publicou no Diário Oficial a requalificação da Upa Oceania, localizada em Manaíra. “O Ministério da Saúde costuma acompanhar os serviços e avaliá-los. Dentro do que preconiza, a rede hospitalar e pré-hospitalar da rede SUS no município está adequada e é reconhecida pela boa prestação de serviço”, completou a gerente.

Habilitação e Qualificação – As UPAs são habilitadas pelo Ministério da Saúde após estarem em funcionamento. As unidades são consideradas qualificadas quando conseguem cumprir uma série de critérios para garantir maior qualidade dos serviços prestados, como o desenvolvimento de atividades de educação permanente para os profissionais e implantação de protocolos de atendimento clínico e classificação de risco.

Para habilitação a Unidade deve estar pronta para funcionar, obedecendo aos critérios e exigências do Ministério da Saúde, com corpo clínico e administrativo completo, sinalização e equipamentos.

Já para qualificação do serviço, o MS considera a verificação dos compromissos assumidos do componente UPA 24h e o conjunto de serviços de urgências que compõe o Plano de Ação Regional através de relatório de visita técnica. São observadas também a comprovação de desenvolvimento de atividades de educação permanente por iniciativa própria ou por meio de cooperação, a inserção da unidade nas centrais de regulação que garanta o atendimento de urgência, além da retaguarda de leitos, de consultas especializadas, de cirurgias, procedimentos, dentre outras.