UPAs de Cruz das Armas e Valentina são referência para atendimento de casos suspeitos de Covid-19

Por Adriana Crisanto - em 1067

D R T . R J .15855.Ivomar Gomes Pereira.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Cruz das Armas e do Valentina de Figueiredo são referência para atendimento de pessoas com sintomas de moderados a graves de Covid-19, em João Pessoa. Antes de se dirigir às unidades, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que a pessoa com caso suspeito ligue para o telemedicina (Central de Orientação Coronavírus), pelo número (83) 3218-9214 e receba o atendimento inicial dos médicos da rede municipal de saúde.

A diretora de Atenção à Saúde da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Tânia Cunha, explica que o público deve procurar as UPAs dos bairros de Cruz das Armas e Valentina de Figueiredo quando estiverem com sintomas mais agudos da doença, como desconforto respiratório acentuado, por exemplo.

As pessoas com sintomas leves, segundo Tânia Cunha, devem se dirigir às Unidades de Saúde da Família (USF) do seu bairro. “Muitas pessoas estão se dirigindo às UPAs, mas, nem todas apresentam sintomas de Covid-19, apenas de uma gripe forte ou alergia crônica, devido, sobretudo, à mudança climática”, esclareceu a diretora.

Conforme Tânia Cunha, a pessoa sintomática de Covid-19 passa pelo protocolo de atendimento. Ao chegar à UPA vai para a triagem e, dependendo do estado clínico do paciente, fará o exame da Covid-19. Em caso positivo, ele é encaminhado para o setor que dará toda a assistência necessária. “É importante esclarecer que os exames e testes estão disponíveis apenas para pessoas com sintomas avançados da doença ou em estado evolutivo”, comentou Tânia.

Outros casos que não sejam de Covid-19, urgências e emergências, como atendimento pediátrico, por exemplo, estão sendo realizado em outras UPAs da Capital – nos Bancários e na UPA Oceania, no bairro de Manaíra. O atendimento de crianças com suspeita de coronavírus está sendo realizado no Hospital Infantil do Valentina.