UPAs de João Pessoa realizaram 3.690 atendimentos nos primeiros 15 dias de junho

Por Carolina Queiroz - em 507

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Augusto Almeida Filho, localizada no bairro de Cruz das Armas, a Célio Pires de Sá, no bairro do Valentina, a Unidade Especialidades Dr. Luiz Lindbergh Farias, no bairro dos Bancários e Oceania, no bairro de Manaíra, somaram 3.690 atendimentos na primeira quinzena de junho.

Entre o período de 1º a 15 de junho, a Unidade de Pronto Atendimento de Cruz das Armas, atendeu 1.378 pacientes que apresentavam sintomas de síndrome gripal, como febre, dispneia (cansaço respiratório) e dor de garganta. A UPA do Valentina realizou o atendimento de 995 pessoas. Já as UPAs Bancários e Oceania, atenderam 368 e 949 pessoas, respectivamente.

A diretora geral da UPA de Cruz das Armas, Najara Rodrigues, ressaltou que as UPAs estão destinadas a atenderem exclusivamente casos de pacientes suspeitos de contaminação pelo novo Coronavírus, e apenas se o paciente ficar em observação, e apresentar um quadro suspeito moderado ou grave, será submetido ao teste para detecção da Covid-19. “O paciente deve procurar as UPAs de Cruz das Armas, Valentina, Oceania ou Bancários se apresentar sintomas de febre, tosse, dispneia, dor de garganta ou possível dor de cabeça”, orientou.

De acordo com Thatiany Coelho, diretora geral da UPA Oceania, “nosso serviço tem como missão atender os usuários com qualidade e humanização. Trabalhamos com acolhimento e classificação de risco, onde o usuário é atendido dentro de suas reais necessidades. Com uma equipe multiprofissional e qualificada”.

Central de Orientação – Antes de procurar qualquer Unidade de Pronto Atendimento, a recomendação é ligar para a Central de Orientação para Prevenção ao Coronavírus, por meio do telefone 3218-9214, no qual profissionais de saúde que estão de plantão, prestam esclarecimentos à população que apresentar os sintomas da Covid-19 e síndromes gripais. O serviço funciona 24h.