UPAs e SAMU realizaram mais de quatro mil atendimentos no feriadão

Por Rebeka Paiva e Thibério Rodrigues - em 645

D R T .R J .15855.

As Unidades de Pronto Atendimento e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de João Pessoa realizaram, ao todo, 4.028 atendimentos desde o último sábado (29) até esta terça-feira (1º), quando foram comemoradas as festividades de passagem de ano. Os principais casos são decorrentes de infecção alimentar, excesso de bebida alcoólica e acidentes de trânsito.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada no bairro de Cruz das Armas foram registrados 997 atendimentos. Na UPA Oceania, o número de acolhimentos foi de 993, enquanto na unidade do Valentina Figueiredo foram 950. Já na UPA Bancários, foram realizados 817 atendimentos e, desses, 49 foram urgências ortopédicas, especialidade da unidade.

De acordo com a diretora geral da UPA Oceania, Thatiany Coelho, casos relacionados à infecção alimentar e ingestão de bebida alcoólica são os mais comuns neste período do ano nas Unidades de Pronto Atendimento. “A maioria dos atendimentos foi de gastroenterite, intoxicação alcoólica, quadros virais e suturas gerais”, disse.

Samu – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de João Pessoa atendeu 251 chamadas de socorro neste período. Desses, 58 foram casos de acidentes de trânsito, mas também foram atendidas outras urgências como quedas, problemas psiquiátricos, mal estar, convulsão e dispnéia. O Samu realiza os primeiros atendimentos no local da ocorrência e, se necessário, encaminha para um serviço especializado.