UPAs exclusivas para casos suspeitos de covid-19 em João Pessoa fazem 8.906 atendimentos em um mês

Por Carolina Queiroz - em 976

D R T . R J .15855.Ivomar Gomes Pereira.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Augusto Almeida Filho, localizada no bairro de Cruz das Armas, e a Célio Pires de Sá, no bairro do Valentina, que atendem exclusivamente pacientes considerados casos suspeitos da covid-19, realizaram 8.906 atendimentos em 30 dias.

No período de 14 de abril a 14 de maio, a UPA Cruz das Armas atendeu 2.809 pessoas, enquanto os profissionais do Valentina realizaram 6.097 atendimentos em pacientes que apresentavam sintomas de síndrome gripal, como febre, dispneia (cansaço respiratório) e dor de cabeça e de garganta.

A recomendação a quem estiver com sintomas de síndrome gripal é ligar para a Central de Orientação para prevenção ao coronavírus por meio do telefone 3218-9214. Médicos de plantão vão prestar esclarecimentos à população em um serviço que funciona 24h.

Segundo Najara Rodrigues, diretora-geral da UPA do Valentina, as unidades são para atendimentos de casos moderados e graves de síndrome gripal com suspeita de covid-19. Os casos com sintomas leves são atendidos nas unidades de saúde da família.

As UPAS do Valentina e de Cruz das Armas atendem exclusivamente adultos residentes de João Pessoa. Já a referência para atendimento infantil é o Hospital Municipal do Valentina. As unidades localizadas nos bairros dos Bancários (UPA-E Dr. Lindbergh Farias) e de Manaíra (UPA Oceania) continuam atendendo normalmente outras doenças.