Unidades de Pronto Atendimento realizam atendimento adulto, pediátrico e clínico

Por Nayanne Nóbrega - em 1782

Com a finalidade de melhorar a assistência aos usuários, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) oferecem os serviços pediátricos em todas as unidades, com a capacidade de mais de 300 atendimentos diários em cada. Além das UPAs, o Hospital Municipal Valentina é especializado em atendimento infantil.

De acordo com a enfermeira e diretora da UPA Oceania, Thatiany Coelho essa é uma forma de promover uma gestão participativa e evitar a superlotação nas emergências dos hospitais. “As UPAs podem atender a media e baixa complexidade e isso contribui para evitar a superlotação nos hospitais. Estamos preparados e capacitados para realizar atendimentos de emergência e urgência e assim evitar um quadro agudo”, explicou.

A usuária Neide Ramalho, levou o filho de três anos para a UPA Oceania e ressaltou a qualidade no atendimento. “Fui muito bem atendida, não teve demora e a médica foi muito atenciosa. Meu filho estava com um processo alérgico, ela o examinou e receitou o remédio. Não tenho o que reclamar do serviço. Cheguei e fui logo atendida”, contou.

Os atendimentos infantis mais comuns nas UPAs são infecção de vias aéreas superiores, amidalite, febre, gastrenterite aguda (diarréia), reação alérgica, virose, crise asmática, infecção urinária e dor abdominal.

A UPA Oceania tem a capacidade de realizar 300 atendimentos em 24 horas, com quatro pediatras e clínicos, sendo dois pediatras atendendo durante o dia e mais dois à noite. Na UPA Valentina são realizados 350 atendimentos ao dia, mas em média, são 80 atendimentos infantis. A equipe também é composta por quatro médicos pediatras, sendo dois durante o dia e mais dois à noite. Já a UPA Cruz das Armas realiza 300 atendimentos, sendo uma média de 100 infantis por dia, com o mesmo quadro médico.

HMV – O Hospital Municipal do Valentina vem realizando uma média de seis mil atendimentos por mês desde que se tornou referência no atendimento clínico de pediatria da Rede Municipal de Saúde. A unidade compõe a rede de urgência e emergência na linha de cuidado e assistência à criança e vem contabilizando 220 internações mensais.

O HMV possui um total de 85 leitos, sendo 54 para pediatria clínica, 3 destinados aos pacientes do bloco cirúrgico, 6 pós-cirúrgicos, 10 de UTI, 2 de isolamento e 10 para observação.