USF Estação Saúde realiza atividades para as mulheres no bairro do Geisel

Por - em 1568

Thibério Rodrigues

 

Dentro do calendário de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Unidade de Saúde da Família (USF) Estação Saúde, no bairro Ernesto Geisel, está realizando uma série de atividades direcionadas para o público feminino. A programação, que começou na última segunda-feira (14), segue até esta quinta-feira (17) com atividades das 7h às 11h e das 13h às 17h.fotoIvomar Gomes Pereira (23)

Durante toda a semana, estão sendo disponibilizados para as usuárias da USF serviços de saúde como verificação de pressão arterial, teste de glicemia, massagem e práticas integrativas, além de palestras educativas, aulas de alongamento, exposições de artesanato e um espaço voltado para os cuidados com a beleza, como corte e escovação de cabelo.

De acordo com Ana Giovana Medeiros, diretora do Distrito Sanitário II, onde está localizada a USF, a atividade é um incentivo para as mulheres lembrarem a importância dos cuidados com a própria saúde. “Apesar de várias dessas atividades serem do cotidiano da unidade, é fundamental para alertar as mulheres de que elas têm que se cuidar e devem comparecer à USF regularmente para fazerem o cuidado preventivo”, afirmou.

fotoIvomar Gomes Pereira (4)Saúde da Mulher – A área técnica de Saúde da Mulher é responsável pelas ações voltadas ao público feminino, a exemplo de assistência ao pré-natal, incentivo ao parto natural e a redução do número de cesáreas desnecessárias, redução da mortalidade materna, enfrentamento da violência contra a mulher, planejamento familiar, entre outras ações que funcionam de forma integrada entre a Atenção Básica, Atenção Especializada e Rede Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde.

Mês da Mulher – Durante todo o mês de março está sendo intensificada a realização dos exames de mamografia, exame citopatológico, cirurgia ginecológica (histerectomia) e palestras sobre planejamento familiar e outras temáticas como importância do pré-natal, combate a violência doméstica e sexual, saúde da mulher idosa, saúde bucal e gravidez na adolescência.

As atividades estão acontecendo em diversos serviços da Rede Municipal de Saúde, a exemplo do Instituto Cândida Vargas (ICV), Hospital Santa Isabel (HMSI), Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) e das Unidades de Saúde da Família (USF).