USF Integrada Santa Clara promove ação para aumentar estoque de sangue do Hemocentro

Por - em 485

Rebeka Paivafoto.Ivomar Gomes Pereira (15)

Com baixo estoque de sangue, o Hemocentro da Paraíba está precisando de um maior número de doadores. Pensando em beneficiar as pessoas que necessitam diariamente dessas doações, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através das Unidades de Saúde da Família (USF) Integrada Santa Clara e Castelo Branco III, realizaram, na manhã desta quarta-feira (16), a Ação Solidária Salve Vidas.

A ação teve inicio no mês de agosto quando promoveu rodas de conversas e palestras com a população sobre a importância da doação de sangue. Nesta quarta-feira (16), em média 30 usuários compareceram à USF para fazer as doações. Os interessados foram cadastrados como doadores e fizeram o teste de hemoglobina para saber se poderiam ser doadores, depois de verificada a possibilidade, a doação acontecia na mesma hora no ônibus do consultório móvel do Hemocentro.

A apoiadora da USF integrada Santa Clara, Talyta Chaves, explica que a ideia da parceria com o Hemocentro para estimular as doações surgiu depois que Agentes Comunitários de Saúde (ACS) passaram por um treinamento ofertado pelo próprio Hemocentro e por conta do déficit nos estoques de sangue. “Sabendo do baixo estoque do Hemocentro, decidimos realizar essa ação para captar novos doadores e sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue, que hoje em dia é um gesto de amor e respeito ao próximo. Estamos fazendo nossa parte e ajudando a salvar vidas”, comenta a apoiadora.

Jéssica Gomes ficou sabendo da ação através da sogra. Ela, que já doou sangue outras vezes, não pensou duas vezes em ir até o local para doar mais uma vez. “A primeira vez que doei sangue foi porque uma amiga minha precisou, desde esse dia sempre que posso vou ao Hemocentro fazer doação, é uma sensação muito boa, só em saber que posso ajudar uma pessoa já vale a pena”, disse a doadora.

A assistente social do Hemocentro, Consueila Leite, explica que ações desse tipo são muito importantes porque proporcionam uma maior aproximação com a população. “Geralmente as pessoas tem que ir até nós, mas com ações assim nós é que vamos até elas, nos aproximamos da comunidade e isso ajuda para que possamos manter nosso estoque já que abastecemos todos os municípios do Estado”, comenta.foto.Ivomar Gomes Pereira (2)

Quem pode doar sangue – Podem doar sangue homens e mulheres com idade entre 18 e 65 anos que pesem acima de 50kg. Para a doação é necessário apresentar documento de identidade com foto, não ter tido Hepatite, Malária ou Doença de Chagas nem ter tido comportamento de risco para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 24h anteriores a doação, não estar grávida ou amamentando ou estar fazendo uso de medicação ou tratamento médico.

Para mais informações os interessados devem ligar para o número 218-7600 ou ir até o Hemocentro, que está localizado na Avenida Dom Pedro II, nº 1.119 – Torre.