USF Ipiranga desenvolve atividades na piscina com mães e bebês para estimulo da saúde

Por - em 833

Rebeka Paivafoto.Ivomar Gomes Pereira (5)

Estimular o desenvolvimento e a motricidade dos bebês e proporcionar uma troca de experiências entre as mães, esse foi o objetivo de uma ação realizada, na manhã desta quinta-feira (22), pela Unidade de Saúde da Família (USF) integrada Ipiranga, no City Park, localizado no bairro do Valentina. A ação faz parte do conjunto de atividades já desenvolvidas pela unidade voltada ao acompanhamento das mães durante o período de gestação e posteriormente na fase da puericultura, que consiste em acompanhar o desenvolvimento do bebê.

“Essas mães são acompanhadas desde o início da gestação, participaram das atividades de hidroterapia enquanto gestantes e continuam sendo acompanhadas, mas nessa etapa o cuidado é estendido aos seus bebês, que também são constantemente acompanhados”, explica Patrícia Domingos, enfermeira da USF responsável por organizar a ação. “Além de proporcionar uma troca de experiências entre as mães, a atividade realizada na água beneficia o desenvolvimento da criança estimulando a saúde respiratória e evitando que essas crianças possam desenvolver quadros clínicos como de asma”, completa a enfermeira.

Adriana Pereira teve uma gravidez de risco e por determinação do médico começou a participar das atividades ofertadas na USF. “Posso falar com propriedade sobre a importância dessas praticas e os benefícios que elas nos trazem. Participei durante toda a gestação e sei que foi fundamental para que tudo desse certo no desenvolvimento da minha filha e na hora do parto, aprendi a respirar melhor, sobre alimentação saudável e adequada à condição que eu estava; hoje minha filha está com e 1 ano e seis meses e é extremamente saudável graças ao trabalho que foi ofertado pela unidade de saúde”, comenta a dona de casa.

As atividades externas com as crianças são uma continuação do trabalho desenvolvido dentro da USF, através da puericultura. Além dessas atividades, a USF integrada Ipiranga também desenvolve atividades com gestantes através dos programas Rede Cegonha e Pré-Natal e com mulheres no climatério, período que antecede a menopausa.