USF Quatro Estações funciona com horário estendido em alusão ao Novembro Azul

Por Rebeka Paiva - em 567

Em alusão ao Novembro Azul, os serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão com programações especiais voltadas ao público masculino. Nesta sexta-feira (10), a Unidade de Saúde da Família (USF) Quatro Estações, localizada em Mangabeira VII, estará funcionando com o horário estendido, das 16h às 20h realizando atividades direcionadas aos cuidados com a saúde do homem.

“O horário estendido é uma forma de facilitar para que os homens consigam ir à unidade uma vez que muitos trabalham o dia todo e alegam a falta de tempo como empecilho para o cuidado com a saúde”, explica a gerente Saúde da Unidade, Denise Oliveira.

Na ocasião serão ofertados diversos serviços como atendimento clínico geral, atendimento com urologista e encaminhamentos para o exame PSA, terapia floral, teste rápido para ISTs, auricoloterapia, vacinação, atendimento odontológico, palestras educativas sobre prevenção do câncer de próstata, entre outras.

Novembro Azul – A campanha busca alertar para a importância do cuidado com a saúde do homem, reduzir os índices de mortalidade pelas doenças mais incidentes no público masculino e assegurar o direito universal a saúde de homens na faixa etária entre os 20 e 59 anos.

Para esta edição da campanha, além das neoplasias, estarão em discussão nos serviços o tema “Masculinidades e Saúde do Homem”, cujo objetivo é subsidiar a compreensão das representações do ser homem, de forma que possa auxiliar na promoção da saúde masculina.

Durante este mês de novembro algumas unidades estarão trabalhando com pelo menos um dia de horário ampliado, para melhor atender ao usuário, com ações preventivas, marcações e consultas para este público.  Para mais informações, os usuários podem ligar para as USF de sua região ou para a Coordenação da Área Técnica de Saúde do Homem, pelo 3214-7955.

Como parte da programação, além de todas as Unidades de Saúde da Família, durante todo mês de novembro haverá atividades de orientação e conscientização nos Centros de Atenção Integral à Saúde, nos hospitais da rede municipal, com os servidores da Prefeitura de João Pessoa, no Projeto João Pessoa Vida Saudável, instituições de ensino e empresas parceiras.