USF São José promove ações preventivas ao câncer de mama, neste sábado

Por - em 717

Ascom/SaúdeIvomar Gomes (5)

Como parte da programação da Campanha Outubro Rosa promovida pela Secretaria de Saúde de João Pessoa, a Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada São José realiza neste sábado (24), diversas atividades direcionadas as mulheres do bairro. As ações começam a partir das 8h, com palestras, exames, consultas e rodas de conversa para esclarecimentos de dúvidas sobre a saúde da mulher.

“Para nós que trabalhamos com serviços de promoção à saúde, todos os dias são dias ‘D’ para o cuidado e a prevenção. O que há de diferente nos meses em referência ao Outubro Rosa, Novembro Azul e outras datas, são os chamamentos da população para intensificação do cuidado. Serve de alerta para as pessoas que ainda não procuraram um profissional de saúde para exames preventivos”, destacou a diretora do Distrito Sanitário V, Joyce Braz Virgolino.

Na programação, além de consultas médicas serão ofertados exames, palestras, orientação para o autoexame da mama, testes rápidos para sífilis, HIV e Hepatites Virais, rodas de conversa sobre saúde da mulher, atualização do cartão de vacinação, verificação de hipertensão e glicemia, orientação nutricional, em saúde bucal e cuidados com a beleza, atualização do cartão do SUS e participação dos profissionais do programa do tabagismo, para as pessoas que querem deixar de fumar.

“O dia ‘D’ tem como objetivo promover a conscientização para os cuidados com o câncer de mama e estimular a participação da população”, destacou Virgínia Matias, nutricionista e apoiadora da USF. “As equipes estarão trabalhando para todas as mulheres que ainda não procuraram o serviço, principalmente às trabalhadoras, que durante a semana não conseguem ser liberadas do emprego para ir até o serviço fazer exames preventivos e de rotina”, completou.

Mamografias – De acordo com a coordenação da Área Técnica de Saúde da Mulher da Prefeitura Municipal de João Pessoa, no período de janeiro a agosto de 2015, foram realizadas 10,1 mil mamografias. Mensalmente, o município disponibiliza a realização de 5,2 mil mamografias.

Para ter acesso aos exames, as mulheres devem se dirigir à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência e em seguida serão encaminhadas para os serviços conveniados, onde serão realizados os exames.

A mamografia é uma exame simples, realizado com um aparelho chamado mamógrafo, que tira um raio x da mama. Esse exame permite descobrir o câncer de mama ainda no início.

Câncer de Mama – É o tipo mais frequente de câncer entre as mulheres brasileiras. Nesta doença, as células da mama se desenvolvem de forma anormal, se multiplicando rapidamente. O câncer de mama é uma doença silenciosa, que pode apresentar um caroço na mama e pode vir acompanhado ou não de dor. Em alguns casos, pode haver alteração na pele da mama, com aparência de casca de laranja e também podem aparecer caroços na região das axilas.

As mulheres com mais de 40 anos de idade devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para realizar o exame clínico das mamas por um médico ou enfermeiro. Já a mulher com idade entre 50 a 69 anos deve realizar uma mamografia a cada dois anos.

O que fazer para se cuidar – A coordenadora de Saúde da Mulher da SMS, Tânea Lucena, orienta que hábitos saudáveis são fundamentais para a prevenção contra o câncer de mama, mas também outras doenças. “É importante se alimentar de frutas e verduras, praticar atividade física regularmente, não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas”, informou.

Dados – De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

A doença é relativamente rara antes dos 35 anos, porém acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. A estimativa do Inca é de 57.120 novos casos de câncer de mama este ano no Brasil.