Usuários da Cozinha Comunitária do Bela Vista participam de sessão de cinema
Fátima Sousa
A Cozinha Comunitária do Bela Vista, no Cristo Redentor, foi transformada em uma sala de cinema na tarde desta quarta-feira (7). É que cerca de cem crianças, adolescentes e seus familiares lotaram o local para assistir três filmes, dentro das comemorações da Semana da Criança.
A programação, extensiva às outras quatro unidades mantidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de João Pessoa, faz parte do projeto ‘Cinema na Cozinha’, do Serviço Social do Comércio (Sesc/PB).
“Essa atividade é muito interessante porque beneficia as pessoas que não têm acesso à cultura. É uma forma de inclusão cultural e lazer educativo”, ressaltou Ana Júlia, coordenadora da Cozinha do Bela Vista.
Durante a sessão de cinema, foram distribuídos cachorro-quente, pipoca e outras guloseimas para as crianças. Após a exibição dos filmes, a equipe do Sesc ainda realizou brincadeiras com o público presente.
A usuária Maria Rosângela, mãe de cinco filhos, estava muito satisfeita com a atividade de lazer. “Quando soube que teria cinema na cozinha, trouxe todos eles, inclusive o meu bebê, que tem apenas quatro meses. Acho filme muito educativo e nunca posso levar meus filhos pra o cinema, pois é caro. Por isso estou aqui, para dar um pouco de diversão aos meus filhos, afirmou.
A ação é desenvolvida em parceria com a Coordenação Cultural do Serviço Social do Comércio. A primeira visita da equipe foi na Cozinha Comunitária do Gervásio Maia e ocorreu na terça-feira, dia 06. “Queremos com esse projeto levar cultura para nossas crianças e nossos jovens. Por isso essa ação é tão importante, pois é uma atividade de inclusão sociocultural para crianças e jovens das comunidades onde as cozinhas estão inseridas”, ressaltou Lúcia Silva, diretora de Economia Solidária Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan).
A atividade se encerra no próximo sábado (10), na Cozinha Comunidade do Timbó. Todas as exibições começam às 14h.
Confira a programação do resto da semana:
Quinta-feira (8) – Cozinha do Novaes – Rua Santo Amaro, s/n (Bairro dos Novaes);
Sexta-feira (9) – Cozinha da comunidade do Taipa – Rua Lorenço de Sousa, s/n
Sábado (10) – Comunidade do Timbó. Rua Seleida A. Ferreira, s/n (Bancários)
Confira a relação de filmes por dia:
Quinta (08/10) |
Filme: As Fadas da Areia
Duração: 16 min Sinopse: Uma menina procura por fadas da areia durante uma semana de férias na praia. Quando o seu sonho se realiza, ela precisará tomar uma difícil decisão. |
Filme: Josué e o Pé de Macaxeira
Duração: 12 min. Sinopse: Ao trocar seu burro por uma “macaxeira mágica”, Josué descobre que não são apenas feijões que podem nos levar a uma aventura fantástica.
|
Filme: Vai Dar Samba (Animação)
Duração: 11 min. Sinopse: Cinco Crianças se reúnem secretamente em uma loja mágica de instrumentos musicais para brincar de fazer música. Uma aventura que “vai da samba”!
|
Sexta (08/10) |
Filme: Procura-se
Duração: 15 min Sinopse: Camile fará de tudo para encontrar seu cachorro perdido. O que ela não sabe é que essa será a maior aventura de sua vida. |
Filme: Albertinho (Animação)
Sinopse: A história de um menino que sonha em voar. Homenagem a Alberto Santos Dumont e ao centenário do voo de 14 Bis. |
Filme: Contatos Siderais Antes do Colegial
Duração: 15 min. Sinopse: Lorota e seus amigos acampam no parque da cidade. Ele diz que pode fazer contato com extraterrestres e, escondido, coloca sua máscara de E.T. Enquanto isso, um alienígena de verdade aparece e a confusão começa. |
Sábado (09/10) |
Filme: Garoto Barba
Duração: 14 min Sinopse: Fábula sobre uma criança que tem barba. Felipe gosta de ser como é, mas se sente deslocado. Ele terá que lutar para ser aceito. |
Filme: Josué e o Pé de Macaxeira
Duração: 12 min. Sinopse: Ao trocar seu burro por uma “macaxeira mágica”, Josué descobre que não são apenas feijões que podem nos levar a uma aventura fantástica.
|
Filme: Para Chegar até a Lua (Animação)
Duração: 10 min Sinopse: Jaime, uma mosca-das-frutas, nasce atrasado em relação aos seus irmãos e irmãs e perde o ciclo de vida ao qual fora destinado. Com menos de um dia de vida, Jaime inicia sua curta jornada pelo mundo, buscando algo que dê sentindo a existência. |