Usuários das Cozinhas Comunitárias participam de passeios no Parque da Lagoa

Por - em 563

Mônica Melo

 

Tem início nesta quarta-feira (19) uma série de passeios ao Parque da Lagoa para os usuários das cinco cozinhas comunitárias mantidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (Sedes). A atividade faz parte das comemorações do Dia das Crianças e é organizada pela equipe da Diretoria de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan).

Durante o passeio, direcionado para crianças entre cinco e doze anos, está programado um piquenique e brincadeiras populares, além de um cantinho da leitura. Os primeiros usuários a participar da atividade são os da cozinha comunitária do Timbó, que visitam o Parque nesta quarta-feira (19) a partir das 9h.

Maria Lúcia Silva, diretora da Dessan, explica que grande parte dos usuários das cozinhas são crianças e adolescentes e a partir dessa percepção surgiu a ideia de realizar uma atividade com foco nesse público. Ainda segundo a diretora, essas crianças são de famílias de trabalhadores que têm pouco tempo e recursos para realizar atividades de lazer e que muitos deles sequer conhecem a cidade. “Essas pessoas precisam conhecer a cidade e descobrir os espaços públicos que podem desfrutar. Não ficamos apenas no limite de produzir e distribuir refeições, mas sim dar acesso a outros direitos de cidadania”, destaca.

Outros grupos – Na sexta-feira (21) será a vez dos usuários da cozinha comunitária do Gervázio Maia visitarem o Parque da Lagoa. A programação segue com a visita, na próxima segunda-feira (24), da comunidade da Taipa e no dia 31 das crianças e adolescentes assistidos pela unidade que funciona no bairro dos Novais (31). A atividade será encerrada com os usuários da cozinha da comunidade Bela Vista, no bairro do Cristo, no dia 07 de novembro.

Cozinhas Comunitárias – São equipamentos públicos de alimentação e nutrição destinados ao preparo de refeições saudáveis, variadas e saborosas, que são distribuídas gratuitamente à população em situação de vulnerabilidade social, garantindo a esse público o direito a uma alimentação adequada. Além disso, os espaços realizam atividades visando oportunizar a geração de renda através do incentivo à criação de grupos de produção, nos moldes da Economia Solidária.

Cada cozinha de João Pessoa serve cerca de 200 pessoas por dia. Em alguns casos, os usuários são indicados pelos profissionais de saúde que atendem as comunidades