Usuários do CAPS Caminhar realizam atividade artística e apresentam nesta sexta-feira

Por Rebeka Paiva - em 1956

Buscando fortalecer a rede de saúde mental com o modelo de cuidado que busca o resgate dos direitos e autonomia das pessoas com sofrimento psíquico, uso prejudicial de álcool e outras drogas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio dos serviços do Núcleo de Apoio a Gestão Participativa (Nagep) com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Caminhar, realizaram uma atividade artística com os usuários do CAPS Caminhar. O resultado da atividade será exposto nesta sexta-feira (15), às 9h, na sede do Centro, no Jardim Cidade Universitária.

A atividade artística aconteceu após uma oficina de contação de histórias urbanas sobre a cidade de João Pessoa realizada pelos profissionais do Nagep com os usuários do Caps Caminhar. “Ao final da contação das histórias foi desenvolvida uma atividade artística onde os usuários pintaram o muro do serviço com a visão deles sobre as histórias contadas, ou seja, eles contaram a história da cidade de João Pessoa e seus pontos turísticos no muro do Caps em forma de pintura a partir do que entenderam”, explica a técnica de Saúde Mental, Alessandra Cruz.

A atividade artística é uma das práticas terapêuticas desenvolvidas com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial buscando integrá-los em um ambiente social e cultural e garantindo a eles a responsabilização e o protagonismo em toda a trajetória do seu tratamento. “Usamos a arte para a reinserção social das pessoas com transtornos mentais”, comenta Alessandra.

Serviços – A Rede Municipal de Saúde da Capital disponibiliza quatro centros de atendimento psicossocial e duas residências terapêuticas, além do Pronto Atendimento de Saúde Mental (Pasm). Para ter acesso, o usuário ou o familiar deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de sua região ou se encaminhar diretamente a um dos serviços.

Especificações e endereços dos serviços:

CAPS III Gutemberg Botelho – É responsável pelo atendimento e tratamento de transtornos mentais severos e persistentes, ofertando acolhimento, tratamento com medicamentos, atividades comunitárias, oficinas culturais e visitas domiciliares.

Endereço: Rua Minas Gerais, nº 409, Bairro dos Estados.

Horário de Atendimento: 24h

Telefone: 3211-6700

CAPS AD Rangel – É o centro de atendimento e tratamento de portadores de transtornos mentais decorrentes do uso e dependência do álcool e outras drogas, oferecendo atendimento à desintoxicação leve, oficinas terapêuticas e culturais, atendimentos domiciliares e assistência individual psiquiátrica e psicológica.

Endereço: Rua José Soares, s/n, Rangel.

Horário de atendimento: 24h

Telefone: 3218-5244

CAPS I Infanto Juvenil Cirandar – É o centro de atendimento e tratamento de crianças e adolescentes que apresentam transtornos psicóticos, neuróticos e usuários de substâncias psicoativas, ofertando atividades socioculturais, comunitárias e terapêuticas, visitas domiciliares e tratamento com medicamentos.

Endereço: Rua Gouveia Nóbrega, s/n, Roger.

Horário de Atendimento: 8h às 17h

Telefone: 3214-6079

CAPS Caminhar – Atende e trata os portadores de transtornos mentais ofertando tratamento com medicamentos, atividades comunitárias, oficinas culturais e visitas domiciliares.

Endereço: Rua Paulino Santos Coelho, s/n, Jardim Cidade Universitária. Horário de atendimento: 24h.

Telefone: 3218-7008.

Pasm – O município também conta com o Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM), no Complexo Hospitalar de Mangabeira, para pacientes que necessitam de atendimentos de urgências e emergências psiquiátricas. A unidade funciona 24 horas e é referência no atendimento a surtos psicóticos, uso compulsivo ou abstinência de álcool e outras drogas, ideação e tentativa de suicídio, ansiedade e depressão aguda.

Endereço: Rua Agente Fiscal José Costa Duarte, s/n, Mangabeira II. Horário de Atendimento: 24h

Telefone: 3218-9725 ou 3218-9727