Usuários do Caps Gutemberg Botelho realizam exposição fotográfica

Por Thibério Rodrigues - em 930

D R T R J .15855 Ivomar Gomes Pereira.

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Gutemberg Botelho vai realizar uma exposição fotográfica, em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental. A abertura acontece nesta quinta-feira (4), às 18h, e a exposição segue até o dia 11 de outubro, das 10h às 17h, na Usina Cultural Energisa. No dia 10 de outubro haverá, ainda, uma programação com mesa redonda, oficina e shows no Teatro de Arena do Espaço Cultural. A entrada em todos os eventos é gratuita.

Com o título ‘Retratos do Inconsciente’, a exposição conta com 23 fotografias feitas por 12 usuários do Caps e as imagens expostas retratam sintomas do sofrimento psíquico. “Este trabalho busca despertar no público a sensibilidade para um olhar além do que é considerado normal pela sociedade no que diz respeito à liberdade humana em sua manifestação de vida”, afirmou Sandra Carvalho, diretora geral do Caps Gutemberg Botelho.

De acordo com o curador da exposição e oficineiro do Caps, Thiago Sombra, o objetivo é exercitar o protagonismo e a ressocialização dos usuários. “Essa apresentação terá o trabalho protagonista dos usuários por meio de produções realizadas na oficina de expressão criativa. Através da empatia, as imagens poderão provocar identificações pessoais, resultando em semelhanças de percepção, sensação e vivência diária”, afirmou.

Programação – No Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, a programação segue com uma mesa redonda abordando literatura e saúde mental. A atividade acontece das 15h às 17h, no Teatro de Arena do Espaço Cultural José Lins do Rego.

Paralelamente haverá, também no Teatro de Arena, uma oficina conduzida por uma usuária do Centro, utilizando material reciclável com a finalidade de promover a consciência ambiental.  Já às 19h, o grupo de expressão teatral do Caps Gutemberg Botelho vai apresentar uma coreografia baseada na obra ‘Dreams’, do diretor Akira Kurosawa. Em seguida, haverá shows das bandas Os Fulanos e Seu Pereira & Coletivo 401, encerrando a programação.

Serviço – O Caps Gutemberg Botelho funciona 24h, com seis leitos, sendo três femininos e três masculinos. O serviço é de porta aberta, sem necessidade de encaminhamento. O perfil de atendimento é de usuários com transtornos mentais graves e persistentes, com prejuízos sociais e que não conseguem trabalhar e estudar, nem ter convívio social. Os diagnósticos mais comuns são de esquizofrenia e transtorno afetivo bipolar.

Os serviços incluem consultas com psiquiatra, psicoterapia, consulta de enfermagem, disponibilização de até cinco refeições por dia (conforme a frequência), administração de medicamentos, atividades de educação física, oficinas artísticas e atividades terapêuticas sobre atualidades.

A Rede de Atenção Psicossocial de João Pessoa é composta por quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM), Unidade de Acolhimento Infantil, Residências Terapêuticas e leitos em hospital geral.