Usuários do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência vão à praia

Por - em 670

Rebeka Paiva

 

A manhã desta quarta-feira (15) foi bem diferente e bastante animada para os usuários do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, serviço mantido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Isso porque a direção preparou uma colônia de férias cheia de atividades, que incluiu um passeio à Praia do Bessa.030

A atividade, que mistura lazer e saúde, funciona principalmente como mecanismo de inclusão social, baseada na política pública adotada pelo governo municipal. “Procuramos sempre quebrar a rotina dos atendimentos sistemáticos ofertando momentos de descontração para nossos usuários e seus acompanhantes. São momentos lúdicos e que promovem a inclusão social deles, colaborando também no tratamento”, explica Nádja, uma das coordenadoras do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência.

Fábio Domingos, que é portador da Síndrome de Down, é um dos participantes da colônia de férias e falou sobre tudo o que já fez ao longo da programação. “A gente fez piquenique na Bica e fomos ao Farol. Hoje tá muito legal aqui na praia, pois já nadei e andei de caiaque. E amanhã a gente vai passear de trem”, conta entusiasmado.

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

Para a mãe de Fábio, Eliane Gonçalves, essas atividades contam muito para o desenvolvimento do filho. “Sempre que podemos participamos de todas as atividades extras ofertadas pelo Centro. Meu filho se diverte demais, além de ser fundamental porque faz com que ele interaja com outras pessoas”, elogia a iniciativa.

A colônia de férias do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência acontece sempre durante duas semanas dos meses de janeiro e julho. Nessas atividades, os usuários vão acompanhados de seus familiares.

Serviço – O Centro é gerido pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), mas trabalha de forma intersetorial em parceria com as Secretarias de Saúde (SMS) e Educação (Sedec). Atualmente, a unidade atende 255 pessoas com alguma deficiência física e mental, que são beneficiadas com serviços de educação, saúde e assistência social.

Localizado na Rua Coronel Otto Feio da Silveira, 161, no Conjunto Pedro Gondim, o espaço oferece serviços de fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, enfermagem, arte terapia, música e aulas de libras. O local conta com refeitório, biblioteca, brinquedoteca, cineminha, setor médico, sala de recursos, jardim com playground, recepção e coordenação, além de uma piscina onde os usuários fazem fisioterapia e educação física adaptada.

O atendimento acontece de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. O serviço pode ser procurado pela população diretamente no local, sendo necessário apresentar um laudo médico. O usuário ainda passa pelo setor de triagem para saber quais serviços ele irá ser acompanhado.

Para mais informações sobre o centro, a população pode entrar em contato pelo número 3218-9807.