Usuários do Restaurante Popular participam de almoço de confraternização

Por - em 511

Os usuários do Restaurante Popular da Lagoa participaram, nesta sexta-feira (19), do almoço de confraternização natalina oferecido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O evento foi realizado no Parque Solon de Lucena, das 10h às 13h.

Cerca de 1.400 refeições foram servidas aos usuários que também puderam prestigiar apresentações culturais. A Sedes, através da equipe de trabalhadores ligados a Segurança Alimentar e Nutricional, responsáveis pela produção do almoço no Restaurante Popular, elaboraram para os  usuários um cardápio a base de  arroz, feijão, macarrão, salada e carne, acompanhados por um copo de suco e sobremesa (um doce ou uma fruta).

Usuária – A estudante Jamily Rodrigues aprovou a iniciativa da PMJP. “A comida aqui é muito boa e sempre variada. Como é barato não pesa no bolso. Hoje trouxe o meu filho para ele participar dessa confraternização que nos faz repensar no verdadeiro sentido do Natal”, disse.

Cada refeição oferecida custa apenas R$ 1 ao usuário. O valor é complementado pela Prefeitura de João Pessoa, que paga mais R$ 5,95 por prato.

De acordo com a Diretora de Economia Solidária de Segurança Alimentar e Nutrição da (Sedes), Lúcia Silva, o espaço é aberto à população. “O Restaurante Popular cumpre o critério da universalidade, atendendo a todos os públicos sem fazer distinção de renda”, disse. Ela ainda considerou o evento como de grande importância dentro da proposta de socialização e integração entre os usuários e as equipes de trabalho.

Um dos usuários do Restaurante Popular é o comerciante Valber Souza, que diz almoçar no local todos os dias. “É um lugar muito bom por que, além do preço, a comida é boa e somos sempre bem atendidos. Acho que este é um dos melhores programas sociais que podemos encontrar em João Pessoa”, avaliou.

Política permanente – A garantia de uma alimentação saudável e balanceada para quem mais precisa é uma ação permanente da Prefeitura de João Pessoa. Por meio do seu Banco de Alimentos, o Governo Municipal distribui, semanalmente, um total de 40 toneladas de alimentos, que também são adquiridos pelo programa de Agricultura Familiar.

Segurança Alimentar – O município de João Pessoa além do Restaurante Popular da Lagoa, conta com o Restaurante Popular de Mangabeira, bem como, as cinco Cozinhas Comunitárias que complementam a política nutricional. Elas estão localizadas nos bairros do Timbó, Gervásio Maia, Bairro dos Novaes e nas comunidades Taipa e Bela Vista.

As Cozinhas Comunitárias atendem usuários cadastrados no programa Bolsa Família. A porta de entrada para o serviço é o Centro de Referência em Assistência Social (Cras).