Vacina será disponibilizada em 114 salas e mais 25 pontos móveis em João Pessoa

Por - em 368

Mônica Melo

Está marcado para o próximo sábado (9) o Dia D da 17ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Na data, entre às 8h e às 17h, a vacina estará disponível em 114 salas, mais 25 pontos móveis distribuídos em pontos com grande trânsito de pessoas na cidade de João Pessoa. De acordo com a chefe do Setor de Imunização do município, Chiara Dantas, a vacinação reduziu em 50% o número de mortes por complicações relacionadas a gripe.

Uma gripe sem o tratamento adequado pode evoluir para uma pneumonia otite, bronquite, laringite, sinusite aguda, encefalite ou infecção cerebral e levar a morte. Segundo o Ministério da Saúde, pelo menos duas mil pessoas morrem por ano devido a complicações causadas pelas gripes sazonais no Brasil. “Muita gente acha que é uma doença simples, corriqueira e por isso não tomam os devidos cuidados”, alerta Chiara.

Mesmo quem tomou a vacina ano passado, deve tomar novamente. A composição da vacina contra a gripe é atualizada a cada ano, de acordo com os vírus em circulação, para garantir a eficácia do produto. A resolução está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Hemisfério Sul.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado que são: Influenza A (H1N1); Influenza A (H3N2) e Influenza B. Devem tomar a vacina pessoas com mais 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos de idade, trabalhadores da área de saúde, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), internos e trabalhadores do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Essas pessoas estão mais vulneráveis a contrair a forma mais grave da gripe. Não podem tomar a vacina pessoas com febre e aqueles que tenham alergia a ovo de galinha.

A gripe é comumente confundida com resfriado. A gripe é causada pelo vírus da Influenza e provoca febre alta, dores pelo corpo que podem deixar o indivíduo acamado. A recuperação completa pode durar até uma semana. Já o resfriado é causado por diversos outros tipos de vírus, têm sintomas parecidos, mas muito mais leves e com menor duração. A gripe é transmitida através de gotículas de secreção veiculadas pela tosse, espirro ou mesmo conversa com alguém infectado.