Vândalos furtam grama e mudas do canteiro central na Avenida João Machado
Uma ação de vandalismo foi registrada na semana passada na Avenida João Machado, no Centro da Capital. Vândalos furtaram 26 metros quadrados de grama esmeralda e cerca de 120 mudas de plantas de várias espécies do canteiro central. Nesta segunda-feira (9), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), acionou o Ministério Público e a Polícia Civil para investigarem o caso.
Desde o mês passado, a Avenida João Machado passa por uma ação da Diretoria de Paisagismo e todo o canteiro central ganhou novas plantas e gramado. “Na sexta-feira, nos deparamos com essa situação, no mínimo, estarrecedora. Como pode furtarem parte da grama e algumas plantas?”, questionou o secretário da Sedurb, João Almeida.
No espaço reservado para as plantas ornamentais, foram encontrados apenas buracos. “Assim que nós soubemos, acionamos o Ministério Público e a Polícia Civil para investigarem o caso e chegaram aos autores dessa barbaridade”, afirmou complementando que “essa foi uma ação isolada e que precisa realmente ser investigada, já que se trata de crime ambiental”. Nesta segunda, equipes da Diretoria de Paisagismo estiveram no local para repor as plantas furtadas.
Crime – A retirada de plantas de canteiros centrais da cidade é um crime de depredação ao patrimônio público, previsto em Lei, no artigo 163 do Código Penal, que prevê pena de detenção de um ano a seis meses ou multa.
Ações – Além da Avenida João Machado, outros pontos da Capital estão ganhando novas ações de paisagismo, como é o caso das avenidas Epitácio Pessoa, Camilo de Holanda e Tabajaras.