Vigilância Ambiental capacita agentes de limpeza da Emlur para controle do Caracol Africano

Por Rebeka Paiva - em 745

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Gvaz), estará, na manhã desta quinta-feira (30), capacitando os agentes de limpeza da Emlur para atuarem no controle da Achatina fulica, o Caracol Africano. A ação acontecerá na praia do Cabo Branco, nas imediações da Fundação José Américo e Bar do Cuscuz, a partir das 6h30.

O gerente da Gvaz, Nilton Guedes, explica que esse período do ano se torna mais propicio para reprodução e aparecimento da espécie. “O ambiente úmido facilita a reprodução do caracol africano, o que faz com que essa espécie apareça com mais frequência em diversas áreas da capital. Durante a ação, além de iniciarmos o combate contra essa espécie vamos capacitar os agentes da Emlur para que eles saibam como agir quando encontrarem o Caracol e nos auxiliem nesse controle”, explica.

Durante a ação, os profissionais da Gvaz também estarão expondo mostruários para a população com orientações sobre controle, técnicas de catação e eliminação dos animais coletados.