Vigilância Ambiental e Zoonoses continua com ações de combate à dengue na Capital

Por Gabriela Neves - em 639

As ações da Vigilância Ambiental e Zoonoses continuam no combate a outras doenças como a dengue. As denúncias por parte da população têm sido aliadas nos trabalhos das equipes de vigilância ambiental. Nesta quinta-feira (16), os agentes visitaram locais nos bairros de Tambaú, Manaíra e Bessa.

Com as visitas domiciliares suspensas, por conta do isolamento social, o Centro de Zoonoses está recebendo denúncias diariamente por meio dos telefones 3214-5718, 3214-3459 e 3218-9357. As demandas são principalmente de casos envolvendo terrenos e casas abandonadas com focos do mosquito. “Tentamos orientar a população através do telefone se possível, como uma forma de contribuir para o isolamento social, mas há casos que precisamos ir até lá visitar e fazer o combate”, afirma Nilton Guedes, gerente do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses.

Além disso, para garantir a segurança de todos, a Vigilância Ambiental segue todo o protocolo de proteção, mantendo uma distância segura entre os agentes e fornecendo a eles todo o equipamento de proteção individual (EPI).

Suspensão temporária – Em relação ao funcionamento do Centro de Zoonoses, a vacinação antirrábica está suspensa, assim como cirurgias de castração. Apenas serviços de emergência como teste rápido para leishmaniose, esporotricose e denúncias de maus tratos estão sendo atendidos.