Vigilância Ambiental e Zoonoses realiza ação de combate aos roedores no Parque da Lagoa e Mercado do Valentina

Por Gabriela Neves - em 381

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses, promove nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), ações de combate de controle de roedores na prevenção à leptospirose. Os trabalhos serão realizados no Parque da Lagoa e mercado do Valentina, respectivamente.

Segundo a Vigilância Ambiental e Zoonoses, a ação será realizada considerando que o fluxo de pessoas diminuiu bastante nesses lugares públicos e a oferta de comida para os roedores consequentemente foi reduzida, as equipes o órgão esperam atrair esses animais com aplicação de raticidas e assim fazer uma grande ação de combate.

Com a chegada das chuvas, o intuito da ação é principalmente combater a proliferação de roedores e reduzir o risco de contaminação por leptospirose, que contamina humanos. “Os roedores são portadores e transmissores da leptospirose, que traz grandes riscos a população. Vamos aproveitar a situação para fazer uma grande ação de combate”, explica Nilton Guedes, gerente do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses.

Ação será feita seguindo todos os protocolos de proteção e segurança, com Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e mantendo a distância de segurança, para assegurar a saúde dos agentes de vigilância ambiental.