Vigilância Ambiental e Zoonoses recolhem quase 55 mil pneus velhos na Capital
Hellen Nascimento
De outubro do ano passado até maio deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recolheu 54.849 pneus velhos do meio ambiente. Os números, que impressionam, são resultados de um trabalho intenso, programado e sistematizado do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental e Zoonoses (Cvaz), que é o responsável pela coleta na Capital.
Para realizar o recolhimento desse material, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) disponibilizou um caminhão para uso exclusivo da Cvaz, onde, através de um calendário semanal, os pneus são coletados. Além de borracharias e pequenos comerciantes, qualquer cidadão comum também pode utilizar o serviço.
De acordo com o gerente do Cvaz, Nilton Guedes, o impacto ambiental positivo com a prestação desse serviço é gigantesco, já que milhares de pneus inutilizados são retirados da natureza, além de ser um caso saúde pública, tendo em vista que os pneus são criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
Nilton Guedes ainda afirma que o sucesso da prestação do serviço se dá também pela parceria com os borracheiros. “Atualmente, o serviço tem credibilidade por que possuímos um calendário de coleta que é respeitado”, afirmou.
Parceria – Além do recolhimento já realizado pela PMJP, a Cvaz também fez uma parceria com a empresa privada Pneu Verde, reconhecida pela Reciclanipi, que é uma entidade voltada exclusivamente para a coleta e destinação de pneus no Brasil. Esta vai até os pontos de coleta indicados pelo Centro de Vigilância Ambiental para recolher os pneus inservíveis, fazendo, assim, o descarte adequado baseado na Resolução 416, de 30 de setembro de 2009 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Comana).
Serviço – Os interessados em fazer o descarte adequado de pneus inservíveis podem entrar em contato ligando para o telefone 3214- 3459 e agendando a visita de um agente do Cvaz. Após esse contato, o servidor irá ao local para identificar a demanda de pneus e a quantidade de visitas que serão necessárias, criando um cadastro para o estabelecimento e adicionando este no calendário de coleta.