Vigilância Ambiental inicia ação de desratização na orla da Capital

Por Thibério Rodrigues - em 727

A Vigilância Ambiental de João Pessoa realizará uma ação de desratização para combater a presença de roedores na orla da Capital. As atividades terão início nesta terça-feira (9), às 6h, no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú. A ação seguirá durante toda a semana.

Após a concentração em Tambaú, os agentes ambientais serão divididos em dois grupos, uma equipe seguindo em direção às praias de Manaíra e Bessa, e outra em direção às praias de Cabo Branco, Seixas e Penha. As atividades acontecerão sempre das 6h às 9h e das 16h às 18h.

De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental, Nilton Guedes, durante a ação, os agentes ambientais farão a identificação de focos de roedores e a aplicação de raticidas específicos para cada situação encontrada. Além deste procedimento, os agentes farão um trabalho educativo com a população.

“É importante alertar que o verão é um período em que há um fluxo maior de pessoas na orla marítima, aumentando a frequencia de restos de comida deixados pelas pessoas em locais inadequados e criando um ambiente propício para os roedores”, explica Nilton Guedes.

Trabalho contínuo – A Vigilância Ambiental tem uma linha direta com a população para comunicar a ocorrência de focos de roedores e doenças causadas por pragas urbanas. Os agentes de saúde ambiental fazem a visita técnica e, quando a informação procede, os técnicos da Vigilância Epidemiológica fazem a orientação da parte clínica para os moradores, informando, por exemplo, que serviços de saúde devem procurar.

Anualmente, os agentes de saúde ambiental visitam mais de 40 mil prédios e domicílios para a identificação de focos de roedores e fazer a desratização quando necessário.

Participação da população – Para informações ou denúncias de possíveis focos de roedores, a população pode entrar em contato com o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Prefeitura de João Pessoa. O telefone é o 3214-5718.