Vigilância Ambiental realiza ação de controle de pragas na Emlur e Policlínica Municipal de Jaguaribe
A Gerência de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta sexta-feira (5), uma ação para o controle de mosquitos roedores e outras pragas na Policlínica Municipal de Jaguaribe e na sede da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). A atividade integra um trabalho realizado nos serviços e órgãos da rede municipal.
O objetivo da ação é combater a proliferação de roedores e mosquitos, evitando a transmissão de doenças como leptospirose e dengue, que são mais frequentes em período de chuvas, resguardando, dessa forma, a saúde de usuários e trabalhadores dos serviços públicos do município.
“Para isso, os agentes de Vigilância Ambiental aplicam raticidas e inseticidas nos locais visitados, eliminando possíveis focos dessas doenças. Durante a atividade, todos os agentes usam equipamento de proteção individual (EPI) e respeitam a distância de segurança para evitar possível transmissão do coronavírus”, explicou Nilton Guedes, gerente de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses da SMS.
Atendimento ao público – Mesmo com alguns serviços limitados, como as visitas domiciliares, visando cumprir a orientação de isolamento social, a Vigilância Ambiental vem trabalhando para que a população não relaxe no combate às zoonoses. A maioria do trabalho está sendo feito através do telefone, dando orientações e recebendo as demandas. “Quando não conseguimos resolver determinada situação por telefone, uma equipe vai até o local para realizar o serviço”, comentou Nilton Guedes. Os telefones para contato são 3214-5718, 3214-3459 e 3218-9357.
Suspensão temporária – Neste período de pandemia do coronavírus, o Centro de Zoonoses está com alguns serviços suspensos, como a vacinação antirrábica e cirurgias de castração. Apenas serviços de emergência como teste rápido para leishmaniose, esporotricose e denúncias de maus-tratos estão sendo atendidos.