Vigilância Ambiental realiza ações preventivas de combate ao Aedes aegypti em parceria com o MPT

Por - em 793

Ascom/Saúde

D R T . R J . 15855.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (CVAZ) e em parceria com Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT) realiza, nesta quarta-feira (29), a partir das 8h, ações educativas, de orientação e visitas domiciliares em prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da chikungunya, dengue e zika vírus.

A concentração das atividades será em frente à sede da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT), na Rua Almirante Barroso, 234 – Centro. “Tem sido cada vez mais comum órgãos e instituições públicas reconhecerem os esforços das equipes de endemias do município e solicitar o apoio para ampliar as ações de conscientização e monitoramento junto à população. Temos informado sempre que este é um trabalho coletivo e merece a compreensão e contribuição de todos no cuidar dos ambientes”, explicou Nilton Guedes, gerente de Vigilância Ambiental.

Durante a programação das ações serão realizados controle químico, através da aplicação de larvicida, identificação e eliminação dos focos em residências e espaços públicos e abordagens de empresários e residentes da região, para orientação sobre métodos preventivos para o controle do mosquito.

“Consciente da gravidade da ameaça à saúde dos trabalhadores, inclusive do serviço público, o MPT-PB se soma ao mutirão nacional contra a proliferação das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. As ações desta quarta-feira, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, são um passo importante no processo de prevenção através do envolvimento e da educação de todos quanto às medidas a serem adotadas, diariamente, nessa luta”, afirmou o procurador-chefe do Trabalho na Paraíba, Paulo Germano Costa de Arruda.

Cerca de 50 Agentes de Saúde Ambiental (ASA) e técnicos da SMS estarão envolvidos na ação que conta também com a parceria do Ministério Público Federal (MPF), Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e da Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur).

D R T ; R J ; 15855.

D R T ; R J ; 15855.

Serviço – A população também pode ajudar com as ações de combate ao Aedes aegypti, denunciando possíveis focos do mosquito através dos telefones: 0800-282-7959 e 3214-5718, ou pelo e-mail coessmsjp@gmail.com.

Ciclo de vida – O Aedes aegytpi prefere o ambiente úmido para colocar seus ovos, que podem sobreviver até 450 dias nesse local. Bastam alguns milímetros de água para eles eclodirem e, em uma semana, transformarem-se em mosquitos adultos. O ciclo de vida do mosquito é de 35 dias, mas o número de pessoas que ele pode infectar é ilimitado.

COES – Para qualificar o fluxo das estratégias que vêm sendo traçadas no combate ao Aedes aegypti no município de João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde, instituiu o Comitê Operacional de Emergência e Saúde Pública, onde são planejadas e coordenadas de forma integrada todas as ações de enfretamento ao mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, bem como análise da situação epidemiológica dos casos e ordenamento da rede assistencial.

O comitê conta com uma ‘Sala de Situação’, situada na sede da Secretaria, onde serão traçados principais estratégias de políticas públicas de promoção, prevenção, diagnóstico e assistência para o controle do mosquito e investigação de casos notificados para microcefalia na Capital.