Vigilância Ambiental realiza palestras com os Agentes de Vigilância Ambiental do Município

Por - em 673

Rebeka Paivafoto ivomar Gomes Pereira (7)

A Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (GVAZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando palestras com os Agentes da Vigilância Ambiental em Saúde para promover uma atualização desses profissionais sobre a atual situação das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti no Brasil e principalmente no município.

De acordo com o Gerente da Vigilância Ambiental e Zoonoses, Nilton Guedes, essas palestras estão servindo para desmistificar as inúmeras informações que estão surgindo ultimamente para que assim os agentes de vigilância ambiental possam repassar essas informações com mais segurança à comunidade.

“A partir do momento que se planeja é possível alcançar resultados positivos. Planejamos as ações, mas antes delas estamos fazendo essa atualização com nossos agentes para que eles entendam a realidade que estamos vivenciando, essas palestras estão ministradas de acordo com a realidade de cada território”, completou Nilton Guedes.

A atualização inclui na programação palestras sobre “Situação Atual das Doenças Transmitidas pelo Aedes – Mitos e Verdades”, ministrado pela Vigilância Epidemiologica da SMS, “Controle de Vetores – Ações a serem desenvolvidas pelo município”, ministrado pela Vigilância Ambiental, além da apresentação do calendário de atividades para o bimestre (Dezembro/2015 – Janeiro/2016).

Na manhã desta quarta-feira (9) a atualização foi realizada junto aos agentes que atuam no Distrito Sanitário II, mas até a sexta-feira todos os agentes de todos os distritos sanitários também passarão por essa atualização.

Para Saulo Batista, agente de vigilância ambiental do distrito sanitário II, as palestras são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho. “Nós, agentes, precisamos estar sempre nos atualizando, sem informações novas ficamos restritos para a realização do nosso trabalho que é diretamente com toda a população, então essas palestras dessa atualização são fundamentais para que possamos desenvolver bem nosso trabalho”, comenta o agente.

Outras Ações – Neste sábado (12) será realizado o Dia de Intensificação no Enfrentamento ao Aedes aegypt. A ação irá acontecer em todos os Distritos Sanitários em forma de visitas domiciliares para a identificação e eliminação de focos ou possíveis locais que podem servir como criadouro, além de estimular os moradores a evitar as condições favoráveis para a proliferação do mosquito.

Piscinas Abandonadas – Sobre as constantes denúncias que tem chegado sobre piscinas abandonadas, o diretor da vigilância em saúde, Silvio Ribeiro, explica que assim que a vigilância ambiental recebe a denúncia, agentes são encaminhados até o local para verificar a existência de focos na piscina, mas o fato da água estar esverdeada ou com lodo não quer dizer que exista a larva. Caso exista a larva o agente realiza, na hora, o tratamento com o larvicida e notifica o proprietário do local, que é responsável pela limpeza da piscina, já que é uma propriedade privada. Caso haja reincidência na situação, a Vigilância Ambiental aciona o Ministério Publico para que ele tome providencias de acordo com a lei.

A população pode contribuir com o serviço da Gvaz denunciando possíveis criadouros do mosquito através dos telefones: 3218-9357/3218-7780/3214-5718.

Confira o calendário:

09/12 – Quarta-feira – tarde – Agentes do Distrito Sanitário III – Na sede do Distrito Sanitário III

10/12 – Quinta-feira – manhã – Agentes do Distrito Sanitário IV – No Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses

10/12 – Quinta-feira – tarde – Agentes do Distrito Sanitário I – No Mercado Público de Cruz das Armas

11/12 – Sexta-feira – manhã – Agentes do Distrito Sanitário V – No CECAPRO

Confira os locais de concentração e dispersão:

D.S. I – Em frente à USF Integrada do Costa e Silva.

D.S. II – (Duas Equipes) Em frente à sede do D.S.II no Ernesto Geisel e em frente ao Mercado do Rangel.

D.S. III – (Duas Equipes) No terminal de ônibus, próximo a estação de tratamento de esgoto, e em frenre à USF Rosa de Fátima, no Valentina.

D.S. IV – Em frente ao shopping Sebrae.

D.S.V – Praça do Cajú, no Bessa.