Vigilância inspeciona HU e orienta funcionários para o combate ao Aedes aegypti

Por - em 448

HUO Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (CVaz), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou durante a tarde desta quinta-feira(21), uma inspeção em todo o Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os Agentes de Vigilância Ambiental fiscalizaram a área externa, porão, cobertura e os sete andares da unidade hospitalar, acompanhados de funcionários do hospital, que foram orientados sobre como eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti.

“No início da semana nós estivemos aqui no HU, conversamos com todos os diretores e agendamos esta inspeção. Mostramos pra eles a importância da participação dos funcionários no controle dos potenciais criadores de mosquito no hospital, uma vez que não tem como deixar toda a responsabilidade de controle apenas para o agente de saúde. Todos precisam colaborar, seja em casa, empresas, hospitais”, enfatizou Nilton Guedes, gerente de Vigilância Ambiental, da SMS.

Os agentes de saúde percorreram toda a extensão do hospital “Viemos com toda uma equipe para realizar esta batida de foco juntamente com os diretores, responsáveis pelos setores e o pessoal da manutenção, para que daqui pra frente eles assumam esse controle”, complementou Nilton.

Os pacientes do hospital aprovaram a ação e ficaram surpresos ao descobrir focos na unidade. “Realmente precisamos cuidar de todos os lugares. Nunca passou pela minha cabeça que em um hospital pudesse ter focos desse mosquito. E aqui o cuidado precisa ser redobrado, afinal existem muitas pessoas com a saúde fragilizada e que podem piorar se pegarem mais uma doença. Os agentes estão de parabéns pelo trabalho que estão realizando e nós agradecemos”, relatou Joana Oliveira, que esteve no hospital para visitar uma amiga que está internada.

Foram encontrados focos potenciais do mosquito Aedes aegypti nas caixas dos ares-condicionados, em algumas galerias, em banheiros desativados, em bebedouros de água e no porão. Nos próximos dias, o Cvaz enviará um relatório, com todos os detalhes da inspeção e orientações do que precisa ser corrigido, para a direção do Hospital Universitário.

“Essa ação é fundamental para que possamos melhor as condições de segurança e de conforto aqui dentro do hospital. Nós já havíamos feito várias tentativas de combater os mosquitos aqui dentro. Essa orientação foi muito importante, pois nós temos o mesmo olhar que os agentes têm e às vezes não vemos problemas em itens do nosso dia a dia. Os agentes estão abrindo os nossos olhos. Depois dessa visita teremos outro posicionamento, com mais preparo para encarar o combate ao mosquito”, destacou Rosilene Calou de Araújo Silveira, da direção do HU.

Rosilene explicou ainda que o HU adotará medidas imediatas para eliminar os focos e conter a proliferação do Aedes aegypti. “Mesmo antes do envio do relatório da Vigilância Ambiental, já vamos reunir todos os engenheiros, o pessoal responsável pela segurança dos pacientes, das comissões, e vamos traçar estratégias de combate ao mosquito em curto espaço de tempo. Vamos nos reunir, passar para o superintendente e agir imediatamente”, concluiu Rosilene Calou de Araújo.