Vigilância promove palestra sobre o Aedes aegypti para estudantes e professores
Rebeka Paiva
Dando continuidade às ações de conscientização sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Gerência de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com Tribunal de Contas do Estado (TCE), realizou na manhã desta quinta-feira (18) uma palestra sobre o mosquito Aedes aegypti. A palestra foi voltada a estudantes e profissionais do ensino público e privado e aconteceu no Centro Cultural do TCE.
Com objetivo de reforçar as ações de controle do mosquito Aedes aegypti, suas causas e consequências, a atividade teve um vídeo explicativo sobre o ciclo de vida do vetor em seguida foi formada uma mesa para debate sobre o assunto. Ao final os estudantes puderam participar fazendo perguntas.
“Essa palestra é voltada a um público que está em formação. Dessa forma poderão ser multiplicadores da informação dentro de seus círculos de convívio. Estamos realizando atividades sempre voltadas a conscientizar as pessoas sobre a importância da mudança de atitude e comportamento sobre o tema e o público adolescente é ótimo quando o assunto é criar essa conscientização”, comenta Silvio Ribeiro, gerente da vigilância em saúde da SMS.
Para a estudante Maria Vitória Nascimento a palestra foi uma ótima oportunidade para entender melhor do assunto. “A gente tem ouvido falar muito sobre o assunto ultimamente, mas ouvimos muitas coisas diferentes que nem sempre são verdade. Com esse debate pude aprender melhor como cuidar e evitar a reprodução desse bicho, tirar dúvidas sobre o tema e agora vou transmitir para outras pessoas essas informações”, comenta a aluna da rede municipal de ensino.
Serviço – A população também pode ajudar com as ações de combate ao Aedes aegypti, denunciando possíveis focos do mosquito através dos telefones: 0800-282-7959 e 3214-5718, ou pelo e-mail coessmsjp@gmail.com.