Vigilância Sanitária alerta sobre cuidados com a alimentação no período de Carnaval

Por - em 849

A Vigilância Sanitária de João Pessoa tem fiscalizado e orientado os vendedores ambulantes instalados ao longo da Via Folia, na Avenida Epitácio Pessoa. As ações visam orientar os vendedores sobre cuidados corretos e manuseio de alimentos durante as festividades.

De acordo com Alberto José dos Santos, gerente da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, é comum a pessoa desenvolver infecção alimentar depois de ingerir alimentos nas festas de rua, que geralmente são embalados, manipulados ou preparados de forma inadequada.

“Muitos comerciantes não tem os cuidados necessários com os mantimentos que acabam estragando por falta de conservação adequada e isso prejudica quem for ingerir estes alimentos. Por isso, para minimizar os transtornos, que fiscalizamos e damos as orientações necessárias ao comerciante, visando à saúde e o bem estar da população”, explicou Alberto José dos Santos.

Ainda, de acordo com o gerente da Vigilância Sanitária, os churrasquinhos devem estar acondicionados sob refrigeração e ser assado na presença do consumidor. Já os salgadinhos como, coxinhas, pasteis e empadas, só devem ser consumidos se estiverem à venda em estufa com temperatura adequada, nunca inferior a 60ºC.

“É preciso observar se o local onde os ambulantes estão instalados se encontra em boas condições de higiene. As pessoas devem também observar a higiene do manipulador de alimentos, se ele está usando bata, gorro ou touca e sapato fechado e, se os produtos expostos à venda estão protegidos contra insetos e poeira”, alerta o gerente.

Os alimentos encontrados impróprios para consumo são recolhidos e o estabelecimento notificado. Os dados dos comerciantes notificados são repassados à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), responsável pelo cadastro dos comerciantes informais que estão trabalhando nas festas.

A Vigilância Sanitária de João Pessoa continuará fiscalizando os comerciantes que estarão trabalhando no Folia de Rua e no Carnaval Tradição, que começa no próximo sábado (14) e segue até a terça-feira (17) na Avenida Duarte da Silveira, na Torre.

Trabalho da Vigilância – As ações de Vigilância Sanitária, na área de alimentos, são executadas por uma equipe técnica multiprofissional, através de inspeções sanitárias programadas para liberação de Licença Sanitária e de intervenções demandadas através de denúncias em estabelecimentos que produzem e comercializam alimentos.

Também são realizadas ações conjuntas com diversos órgãos, entre eles o Ministério Público, e atividades de educação sanitária como o curso básico para manipuladores de alimentos e campanhas educativas junto à população e comerciantes, com a distribuição de folders e panfletos.

Disque Denúncia – “A participação efetiva da população constitui um requisito básico para que a Vigilância Sanitária possa cumprir a sua missão de proteger a saúde. O próprio consumidor deverá comunicar à Gerência de Vigilância Sanitária quaisquer ocorrências do seu conhecimento, que constituam uma ameaça à saúde tais como, produtos com prazos de validade vencidos, produtos alimentícios deteriorados, entre outras”, complementou o gerente da Vigilância Sanitária.

O número do disque denúncia da Vigilância Sanitária é o 0800 281 4020 ou o 160 da Ouvidoria Municipal da Saúde.