Vigilância Sanitária inspeciona comerciantes e ambulantes no Folia de Rua

Por Ascom SMS - em 670

Carnaval é uma época de muita alegria e diversão, mas as pessoas não podem descuidar da saúde, ficando atentas principalmente ao que consomem. Com intuito de prevenir danos e infecção alimentar, técnicos da Vigilância Sanitária de João Pessoa estão fiscalizando comerciantes e ambulantes que trabalham no Folia de Rua vendendo comida.

Ao todo, desde o dia 21 de fevereiro, já foram inspecionados cerca de 150 comércios, entre fornecedores de lanches (hambúrguer e salgados), cachorros quentes, bebidas, caldinhos, acarajés, espetinhos, tapiocas e maça do amor.

As ações seguem até o dia 1º de março, em toda extensão do corredor da folia, nos eventos no Centro da Capital e em alguns bairros. “São observados itens básicos que competem ao manual de boas práticas, a exemplo de condutas de higiene pessoal e do estabelecimento, origem e proteção dos alimentos manipulados e armazenamento”, explicou Sílvio Ribeiro, diretor de Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). “A população deve ficar atenta e vigilante a esses cuidados também”, completou.

Eliane Navarro, gerente de Vigilância Sanitária, orienta ainda que o consumidor deve observar as condições de higiene do ambiente e do manipulador, verificando a utilização de tocas para proteger os cabelos. “Também é importante observar se quem manipula o alimenta está também pegando em dinheiro ao mesmo tempo ou se tem um funcionário para cada finalidade”, alertou.

Quanto aos produtos alimentícios, a população deve ficar atenta ao armazenamento e conservação, se bebidas estão diretamente no chão, se o produto recebe a refrigeração correta, se estão protegidos contra poeira e insetos, e fazer uso preferencialmente de molhos com apresentação em saches.

Contato – No caso de o cliente perceber algum tipo de irregularidade em algum estabelecimento, pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária através do Disque Denúncia 0800-281-4020 ou 3214-7922.

Atendimento – Em caso de infecção por algum alimento contaminado, a pessoa pode ser atendida em uma das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de João Pessoa que atendem casos de urgência e emergência. As unidades ficam localizadas nos bairros de Manaíra (UPA Oceania), Valentina Figueiredo (UPA Célio Pires de Sá), Cruz das Armas (UPA Augusto Almeida Filho) e Bancários (UPA-E).

Salvar