Vigilância sanitária orienta comerciantes sobre a venda de carnes

Por - em 811

Os comerciantes de carne e derivados do Mercado Público da Torre participarão, nesta sexta-feira (8), de uma capacitação promovida pela Vigilância Sanitária Municipal. A ação, que acontece em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), será realizada nos blocos D e E, a partir das 14h.

O treinamento será ministrado por profissionais da Vigilância Sanitária. Entre os assuntos, serão abordadas questões como as condições de venda, acondicionamento dos alimentos, manipulação e como identificar um produto de origem ilegal.

De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano, José Gadelha Neto, a ação preventiva trará enormes benefícios para comerciantes e consumidores. “Entregamos as chaves dos boxes e em breve estaremos inaugurando esses espaços. Para que tudo seja feito com segurança, convidamos a equipe da vigilância sanitária para orientar os comerciantes”, informou.

O gerente da Vigilância Sanitária da PMJP, Alberto dos Santos, ressaltou a importância da ação e o trabalho de orientação. “Estaremos levando a esses comerciantes todas as informações necessárias para que a venda de carnes e derivados ocorra de maneira segura. Assim, ganham os vendedores e os clientes que terão a certeza de que estarão consumindo produtos com alta qualidade”, ressaltou.

Reforma – Os comerciantes de carnes e derivados no Mercado da Torre ocuparão 37 boxes dispostos nos blocos D e E. Os espaços variam entre três e 12 metros quadrados.

Os blocos são formados por uma estrutura metálica em aço anticorrosivo e boxes em alvenaria revestidos em cerâmica. Todos são constituídos de bancadas em granito, de acordo com a orientação da Vigilância Sanitária. Cada boxe mede 1,10m de altura, proporcionando assim visualização do conjunto, mais ventilação e iluminação naturais. O acesso se dá por meio de rampas que obedecem aos critérios de acessibilidade.

Obra – Com a obra toda licitada, a reforma do Mercado da Torre foi orçado em pouco mais de R$ 6 milhões. Todo o trabalho está sendo acompanhado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Após a ocupação dos boxes sorteados, os demais comerciantes serão relocados para áreas provisórias, no mesmo espaço. Com isso, a PMJP garante que as atividades não sejam interrompidas.

O Mercado da Torre possui uma área total de cinco mil metros quadrados e, com a reforma, terá uma estrutura para atender 240 comerciantes. No projeto, desenvolvido pela Secretaria de Planejamento (Seplan), consta uma praça de alimentação, um novo sistema de drenagem, rede de esgoto, iluminação, sistema próprio de abastecimento de água, além de uma Estação Digital.