Vigilantes da rede municipal de educação passam por capacitação

Por - em 1004

Alexandre Quintans

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio das secretarias de Educação e Cultura (Sedec) e da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), está realizando o II Seminário de Segurança nas Escolas Municipais. O curso esta sendo realizado no Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro), localizado na Avenida Beira Rio, e acontece nos dias 3, 5, 7 e 12 de maio, das 7h às 12h.

Estão participando 380 vigilantes das Escolas da Rede Municipal e dos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis). Na turma desta terça-feira (3), entre os 120 participantes Rosângela dos Santos era a única mulher e já trabalha há dois anos no Crei Maria de Nazaré, no Funcionários 3. “Eu me sinto muito importante por ser uma guardete. Nós temos muitas responsabilidades com as crianças e um curso desse nos ajuda a aprender cada mais como lidar com as situações”, disse Rosângela.

Dentro da formação eles aprendem sobre o valor de ser um vigilante a importância do trabalho deles, que começa já na recepção da escola, controle na entrada e saída de pessoas, preservação do patrimônio público. Eles também aprendem como tratar e evitar casos de descriminação dentro da escola. E quais as atitudes que um vigilante deve tomar no entorno da escola e evitar conflitos.

“Vocês fazem parte de um exército de cuidadores das nossas unidades de ensino e dos alunos. O trabalho de cada um de vocês é de grande relevância desde a acolhida até o momento em que nossos alunos vão embora. O papel do professor é essencial e o de vocês também é fundamental para a formação do nosso alunado”, disse a secretária da Sedec, Edilma Ferreira da Costa.

O Seminário está sendo ministrado pelo diretor de formação em segurança da Semusb, Manoel Pereira Neto, que ressaltou a importância da parceria entra as secretarias. “Só quem ganha com isso são as crianças. Se a gente consegue preparar um profissional desse em uma capacitação pública como essa e evite problemas com os adolescentes só temos a ganhar”, ressaltou o palestrante.