Volume de chuva acima da média em João Pessoa coloca Defesa Civil em alerta

Por - em 512

Mônica Melo

O verão é normalmente associado a dias ensolarados, alta luminosidade e muito calor, entretanto esse mesmo calor pode acabar provocando as chamadas chuvas de verão. Em João Pessoa, desde o último domingo (17) um grande volume de chuvas vem sendo registrado na cidade, colocando as autoridades em alerta para conter alagamentos e outros problemas acarretados pelo excesso de água.

“Chuvas fortes em janeiro são normais desde que o volume chegue até 50 mm, mas nas ultimas 24 horas, já ultrapassamos os 90 mm”, explica o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Noé Estrela. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as chuvas devem continuar de maneira esparsa até a próxima quinta-feira (21).

Equipes da Defesa Civil já estão visitando diversas localidades consideradas problemáticas para detectar e prevenir possíveis problemas, mas até o momento nenhuma anormalidade foi encontrada. “Fizemos um intenso trabalho preventivo e estamos vendo agora os resultados. Temos algumas áreas tradicionalmente críticas, como nos Bancários e próximo a CBTU, mas não registramos maiores problemas”, explica.

A principal responsável pela falta de ocorrências de maior gravidade é a Operação ‘João Pessoa em Ação – Força Municipal de Prevenção de Riscos’, que reúne ações integradas, diariamente, em vários pontos da cidade. O objetivo é justamente coibir os efeitos das chuvas e evitar transtornos para a população em áreas consideradas de risco e com possíveis pontos de alagamento durante o período chuvoso.

A ação é coordenada pela Defesa Civil Municipal e envolve as Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).