Yoga para melhor idade e Tai Chi Chuan são práticas gratuitas na Estação Cabo Branco
A arte marcial do Tai Chi Chuan e a flexibilidade e respiração da Yoga para Melhor Idade são algumas das práticas permanentes da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, que o visitante ou adeptos das atividades podem participar gratuitamente. Para participar, basta apenas o aluno comparecer ao local munido de roupas leves e um tapete ou toalha sem a precisão de inscrição prévia.
As atividades da Yoga para a Melhor Idade realizadas pela professora Maria do Socorro Barbosa acontecem durante a semana nos seguintes dias: terças e quintas-feiras, das 15h às 17h. Já as aulas de Tai Chi Chuan ministradas pelo mestre, Anselho D’Castilho, acontecem todos os sábados das 17h às 19h. Ambas as atividades acontecem na Sala de Convenções.
“O objetivo desta prática educativa é formar nos participantes o entendimento de que a respiração, o movimento e consciência são três elementos de uma única realidade”, disse o professor Ansélio D’castilho.
O Tai Chi Chuan é uma arte marcial interna, de origem chinesa. Seu estilo é suave, e favorece o relaxamento muscular, ao contrário da maioria das artes marciais, que tem como objetivo a agilidade e a maior tensão dos músculos. O Tai Chi Chuan pode ser considerado uma meditação em movimento.
Os movimentos no Tai Chi Chuan são circulares. Quando combinados com um ritmo respiratório levam a um alongamento do corpo e consequente relaxamento do mesmo. Os movimentos são contínuos e delicados.
O professor e mestre Ansélio D’Cstilho disse ainda que sua jornada teve inicio ainda pequeno, praticando Kung Fu. “Sou Graduado em Wing Chun (também escrito Wing Tsun ou Ving Tsun), Hung Gar e outros estilos, hoje ensino, principalmente, o estilo Wu de Tai Chi Chuan” ressaltou o mestre.
Já a Yoga para a Terceira Idade é promovida pelo setor de Gestão Educacional da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte em parceira com a Fundação Cultural de João Pessoa (PMJP).
A yoga nesta idade favorece a flexibilidade e é imprescindível para se ter mais conforto na vida. Uma coluna vertebral macia, elástica é a garantia de uma boa posição que, além de prevenir as quedas, dá mobilidade e juventude.
As aulas para terceira idade trabalham de modo mais suave às posturas executadas em uma aula tradicional de Hatha-Yoga, adequando-as às limitações e facilidades de cada aluno. A prática regular colabora para a manutenção da saúde, para o alongamento e fortalecimento muscular e para uma melhora na capacidade respiratória e cardíaca.
“As práticas exploram, ainda, técnicas terapêuticas que auxiliam na prevenção ou, até mesmo, na cura de sintomas depressivos, aumentando a autoestima, promovendo a renovação da vontade de viver e uma atitude positiva diante da vida, além de estimular a autoconfiança”, completou a professora, Maria do Socorro Barbosa.
A proposta das aulas é justamente expor ao seu público, como seria possível atravessar o melhor estágio da vida com mais saúde e tranquilidade. Se o processo de envelhecimento for vivenciado de forma natural, as limitações do corpo e da mente são menos sentidas.
Maria do Socorro Barbosa – É psicóloga clínica, graduada no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), com pós-graduação em psicologia transpessoal (Centro ATMA/PE), com formação em Terapia Regressiva Integral com o autor das Técnicas Roger J. Woolger, PHD. Professora de Yoga desde 1992. Estuda essa ciência desde 1983. Formação em Yoga Terapia – Associação Nacional de Yoga Integral ANY – Rio de Janeiro. Ministrante do Módulo “Psicologia do Desenvolvimento”, em Curso de formação de Instrutores de Yoga até 2004, com prática em medicação e reikiana.
SERVIÇO:
Tai Chi Chuan
Todos os sábados
Horário: 17h até 19h.
Local: Sala de convenções da Estação Cabo Branco
Professor: Ansélio D’Castilho (3224-5046/ 9104-3743)
Yoga para Melhor Idade
Dias: Toda terças e quintas-feiras
Horário: 15h às 17h
Professora: Maria do Socorro Barbosa
Local: Sala de Convenções
Mais informações: 3214.8270 – 3214.8303
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb