Zoonoses capacita agentes para vigilância da qualidade da água
A gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Gvaz) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá realizar a partir desta segunda-feira (02) um curso de capacitação com os agentes de vigilância ambiental do município no Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da água para Consumo Humano, o VIGIÁGUA.
A capacitação que acontece ao longo da semana, tem como objetivo melhorar o monitoramento da qualidade da água na capital atendendo as determinações da portaria do Ministério da Saúde 2914/11 e cumprindo as metas pactuadas através dela.
“Existe uma preocupação crescente com a qualidade da água usada para consumo humano, que só tem aumentado, assim como o desconhecimento da importância da preservação e de manter uma qualidade, essa falta de informação por parte da população traz riscos a saúde” explica o gerente da Gvaz, Nilton Guedes.
Quando for iniciada a ação os agentes de vigilância ambiental irão atuar na coleta de amostras da água, cadastramentos de fontes, distribuição do hipoclorito de sódio, alimentação dos Sisagua e Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), além de instruir os moradores sobre as formas corretas de cuidado e como ter uma vida mais saudável.
“Nosso principal objetivo é ofertar uma melhor qualidade de vida para a população e essa capacitação aos nossos profissionais, assim como a ação em seguida, vem com esse intuito, dar atenção à população promovendo uma qualidade de vida para melhorar a saúde de todos” comentou o gerente da Gvaz.