Zoonoses inicia capacitação dos agentes para vigilância da qualidade da água
Agentes de vigilância ambiental de João Pessoa estão participando de um curso sobre a análise e o cuidado com a qualidade da água. A capacitação, que começou nesta segunda-feira (02) e segue até a próxima sexta (06), está sendo realizada pela Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Gvaz) da Secretária Municipal de Saúde (SMS).
O curso faz parte do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da água para Consumo Humano, o Vigiagua, e inclui palestras, oficinas e práticas em campo.
Nilton Guedes, gerente da Gvaz, ressaltou que existe uma preocupação crescente com a qualidade da água usada para consumo humano, mesmo assim parte da população ainda desconhece a importância da preservação do meio ambiente. “Esse desconhecimento, por parte da população, sobre a importância da preservação da água e de manter a sua qualidade traz riscos graves a saúde. Por isso essa capacitação é tão importante, pois os agentes vão atuar diretamente junto a população”, afirmou.
A chefe da Seção de Controle da Qualidade da Água do Município, Ivonete Marques, explica que essa capacitação está formando mais uma turma para trabalhar no Vigiagua. “A principal função do Vigiagua é assegurar a população que a água consumida está dentro dos parâmetros assegurados pela portaria do Ministério da Saúde 2914/11. Dessa forma, as coletas de água para análise são realizadas regularmente, onde são recolhidas em média 53 amostras mensais”, frisou.
Jorge Marcos Batista é agente ambiental de saúde e está participando da capacitação. Para ele, as palestras irão beneficiar ainda mais a população. “Estou adquirindo mais conhecimento e consequentemente vou poder desenvolver melhor meu trabalho e instruir melhor a população sobre os cuidados devidos. Isso só vai trazer benefícios à saúde de todos”.