Encontro discute Políticas Públicas para Gestão de Resíduos Sólidos

Por - em 567

Aproximadamente trezentas pessoas se inscreveram no 1º Encontro de Políticas Públicas para Gestão de Resíduos Sólidos, que está sendo realizado no auditório da Estação Cabo Branco até esta quinta-feira (20). O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

IMG_4675“A realização do evento é para servir de base na elaboração de um projeto de resíduos sólidos da cidade de João Pessoa, com a perspectiva de ampliarmos essas ações para a nossa região metropolitana”, afirmou na abertura do evento o superintendente da Emlur, Anselmo Castilho.

Um dos debates já realizados no encontro teve como tema as ‘Boas Práticas e Políticas Públicas para Gestão de Resíduos Sólidos’. Inicialmente foi feita a exposição sobre as ações desenvolvidas pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio Janeiro (Comlurb), apresentada por Fernando Alves de Oliveira, diretor da Comlurb.

Alves coordena o Projeto Lixo Zero, implantado na capital do Rio de Janeiro no ano passado. “O Projeto Lixo Zero é uma das ações que pode dar certo na cidade de João Pessoa. Parabéns ao Governo Municipal pela iniciativa da realização do evento e pela busca de soluções para resolver o problema da destinação dos resíduos sólidos”, frisou.

Também participaram a doutora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Elisângela Rocha, o secretário do Meio Ambiente da PMPJ, Edilton Nóbrega, o vereador Felipe Leitão e o jornalista Jonas Batista, que mediou o debate. Segundo Fernando Alves, a implantação do Projeto resultou na redução de 58% do lixo descartado, desde a sua implantação em junho de 2013. IMG_4698

Durante o debate o parlamentar Felipe Leitão ressaltou a importância da implantação de um projeto de lei, de sua autoria, semelhante à proposta carioca, que prevê a aplicação de multas para quem descartar lixo em vias públicas de João Pessoa. O projeto indica a contratação de novos funcionários para fiscalização, trabalho conjunto com a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e a Guarda Municipal, além de Curso de Educação em Meio Ambiente para cidadãos multados. A proposta obteve parecer favorável da Emlur e encontra-se em análise no Gabinete do prefeito Luciano Cartaxo.

A abertura do 1º Encontro de Políticas Públicas para Gestão de Resíduos Sólidos contou com a participação do coral da Autarquia, Vozes da Emlur, sob a maestria de Fátima França. Secretários, gestores e estudantes participaram do evento.

Na tarde da quarta-feira a engenheira e professora da UFPB, Elisângela Rocha, proferiu uma palestra e elogiou a iniciativa da PMJP. “O evento está sendo fundamental porque demonstra o compromisso do gestor municipal e o interesse da Prefeitura em discutir o assunto com a sociedade e com a academia. Esse primeiro dia foi muito enriquecedor e o ganho é em todos os sentidos”, afirmou.

Confira a programação para esta quinta-feira (20):

9h às 12h – Debate: Os desafios dos municípios brasileiros na adequação a Política Nacional de Resíduos Sólidos
Composição: Anselmo Castilho, (Emlur), Flávio Lúcio Rodrigues, (UFPB), Alméria Carniato (Conselho das Cidades), Hildevânio Macedo (OP-JP) e Ronilson José Paz (Ibama).
Debatedor : Anselmo Castilho (Emlur)
Mediador:  Alméria Carniato (Conselho das Cidades).

14h às 16h

Grupo de Trabalho III – Estratégias e Metodologia para Elaboração de Planos Municipais de Resíduos Sólidos
Palestrante: José Dantas de Lima e Pedro Rocha (Emlur)
Mediador: Mozart de Castro (Emlur)
Grupo de Trabalho IV- Objetivos e Metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos
Palestrante: Tanden Farias (OAB)
Mediador: Edmilson Fonseca (Emlur)