Emlur e Semam debatem soluções para a destinação de resíduos sólidos

Por - em 522

Mobilizar a sociedade civil para a prática da coleta seletiva; levar projetos de conscientização e educação ambiental para escolas públicas e privadas; e buscar parcerias com a iniciativa privada e com a população. Estas foram algumas soluções apresentadas pelos grupos de trabalho desenvolvidos no 1° Encontro de Políticas Públicas para Gestão de Resíduos Sólidos, encerrado nesta quinta-feira (20).

O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), aconteceu na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Aproximadamente 300 pessoas puderam acompanhar palestras e encontrar soluções conjuntas durante os dois dias de encontro.

O superintendente da Emlur, Anselmo Castilho, fez uma exposição das ações e projetos da Autarquia, bem como das parcerias com a iniciativa privada e com a população. Ele falou ainda dos próximos passos a serem dados na empresa como a modernização administrativa, aumento do percentual recolhido de resíduos destinados à coleta seletiva e ainda a implantação de uma central de controle de monitoramento de veículos, entre outros.

No debate “Os Desafios dos Municípios Brasileiros na Adequação a Política Nacional de Resíduos Sólidos” foi unânime entre os participantes ressaltar que um dos grandes desafios é o engajamento da população na implantação e manutenção das diversas ações e projetos a serem implantados na destinação dos resíduos sólidos. “A elaboração do Plano Nacional de Resíduos Sólidos necessita de vontade política e da participação popular”, reforçou Anselmo Castilho.

Além do superintendente da Emlur, participaram do debate Alméria Carniato, do Conselho das Cidades; Hildevânio Macedo, secretário executivo do Orçamento Participativo; e Ronilson José Paz, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A abertura do segundo dia do Encontro de Políticas Públicas para Gestão de Resíduos Sólidos contou com a apresentação do grupo ‘Baticumlata’, formado por funcionários da Emlur.